data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Começam as obras de ampliação da emergência do Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas.

Uma grande vitória beneficiará os atendimentos de saúde em Belmonte e representará uma grande melhoria do serviço na cidade. Estamos falando da tão esperada Ampliação da Unidade de Atenção Especializada em Saúde do Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas. As obras da nova estrutura já começaram e estão acontecendo nos fundos da unidade.

acoesprefeitura100010

O Sr. Carlos Cruz, Secretário Municipal de Infraestrutura, nos informou que as obras terão como resultado a ampliação do serviço de emergência e melhorias na infraestrutura. Ele comentou que, na situação atual, as pessoas são atendidas nos fundos do Hospital e os profissionais de saúde reclamam que é uma área em que as pessoas tem fácil acesso às dependências da emergência e esse fato acaba atrapalhando os atendimentos onde os profissionais, além de atender e estabilizar o paciente, ainda tem que acalmar os familiares.

acoesprefeitura100016

O Secretário ainda comentou que as obras atenderão a real necessidade de adequação física e sanitária do Hospital de Belmonte para o recebimento da demanda de usuários do Serviço de Urgência e Emergência, já que, a atual estrutura se mantém a mesma desde a sua construção na década de 70 quando o município tinha aproximadamente 10.000 Habitantes. “Hoje nós temos cerca de 24.000 Habitantes e as atuais dependências não estão conseguindo atender a demanda que cresce a cada dia.” – Comentou Carlos Cruz.

planta_hospital

Clique na Imagem para Ampliar

Um relatório de 2013, que teve como fonte números da Secretaria Estadual da Bahia e embasou a proposta de ampliação da unidade, mostra que foram feitos 11.455 atendimentos/consultas, 1380 pequenas cirurgias e 549 cirurgias de urgência e eletivas naquele ano. Através desses números os técnicos do Ministério da Saúde avaliaram que existia a necessidade de adequação dos ambientes das área de urgência e emergências às normas vigentes.

As verbas para as obras de ampliação foram liberadas em 2014, mas com a crise que assolou o país, o projeto acabou indo para uma grande fila de espera. A área técnica de Convênios da Secretaria Municipal de Infraestrutura informou que o Governo Interino de Michel Temer assumiu com outras prioridades e a tão esperada conquista acabou não se enquadrando às novas exigências.

acoesprefeitura100009

Diante dos fatos, o setor revelou que a atual gestão pediu auxílio ao Deputado Claudio Cajado para interceder na situação. O deputado atendeu e imediatamente, começou a acompanhar todo o processo e articular com os setores responsáveis a favor de Belmonte. ” O Deputado Claudio Cajado nos acompanhou pessoalmente nas visitas ao Ministério da Saúde e demais instâncias do Governo Federal e, se não fosse ele, não conseguiríamos a liberação desses recursos.” – Comentou Carlos Cruz.

O Secretário ainda comentou que, depois de todo o processo burocrático, o Ministério da Saúde fez a liberação da verba em julho desse ano quando começaram as preparações para o início das obras.

Depois dos trabalhos, a emergência do Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas contará com sala de observação infantil masculino e feminino com respectivos sanitários, 01 posto de enfermagem, 01 copa, área de circulação, 02 salas de espera infantil e adulto com respectivos sanitários, 01 sala de classificação de risco infantil e adulto, 02 consultórios infantil e adulto com respectivos sanitários, 01 sala de inalação e aplicação infantil e adulto, 01 Sala de Serviço de Arquivos Médicos e Estatísticas, 01 Sala de Higienização, 01 Sala de Urgência, 01 Sala de Pequenos Procedimentos e 01 recepção.

acoesprefeitura100013

Um relatório mostra que o Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas possui atualmente 41 leitos no geral credenciados. Com as obras, a unidade de saúde contará com  mais 05 novos leitos se adequando à norma vigente. A Prefeitura Municipal de Belmonte ainda pretende credenciar o Serviço de Raio-X que já é realizado, já que, o hospital possui a equipe necessária para o procedimento, conforme demonstra o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

A obra, que tem prazo previsto de duração de 12 meses, terá o custo de R$ 498.600,00 (Quatrocentos e Noventa e oito Mil e Seiscentos Reais).