data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Governo do Estado vai instalar sistemas de reconhecimento facial em Porto Seguro e Eunápolis.

O Governador Rui Costa anunciou nessa terça-feira (27/07) o investimento de R$ 665 Milhões de Reais em tecnologia de reconhecimento facial. O investimento estadual levará os equipamentos de monitoramento e reconhecimento para 77 municípios baianos, sendo que, 39 municípios ainda neste ano, onde estão incluídas as cidade de Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Eunápolis e Itamaraju. O mandatário baiano ainda convocou a iniciativa privada para participarem do monitoramento, já que, a nova tecnologia tem capacidade de integrar imagens de pontos comerciais, agências bancárias e outros locais de risco. “Podemos multiplicar os olhos da Segurança Pública na Bahia com a participação da iniciativa privada.” – Comentou o Governador.

Tecnologia

As câmeras estarão em postes, viaturas e na palma da mão dos policiais. O tenente-coronel Marcos Oliveira, superintendente de Tecnologia da SSP, explicou como funciona a tecnologia. “Dentro do nosso contrato estão previstos quatro tipos de pontos de imagem. São câmeras de reconhecimento facial de fluxo aberto, para locais públicos, de fluxo controlado, tem câmeras de análise situacional e de leitura de placas. Além disso, os dispositivos que estão sendo colocados nas mãos dos nossos policiais são dispositivos com capacidade de fazer captura de face, levar para nossa Central, e fazer o reconhecimento facial através do nosso sistema. Todo policial, com equipamento em mãos, poderá fazer a atividade do reconhecimento facial em tempo real”. – Colocou o Superintendente.

Segundo Oliveira, outra inovação contratada é a tecnologia LTE. “Essa tecnologia não é exclusiva da Segurança Pública, mas contratamos uma faixa exclusiva para a segurança pública, para transmissão de dados e imagens sem que seja necessário concorrer com o fluxo da telefonia. Tudo isso encriptado para dar ao policial na ponta a informação que ele precisa sem concorrer com a telefonia comum, que também usa essa tecnologia, mas em outras faixas”.

Inovação

Além de aumentar o número de municípios atendidos pela tecnologia, o projeto traz mais uma inovação, a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados que serão implantados em viaturas das unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana. Os chamados rádios transceptores permitirão o acesso imediato das equipes policiais nas ruas aos alertas emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas, em tempo real.