data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 3 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito Agnelo Santos esclarece polêmica em torno da gestão da Policlínica Regional da Costa do Descobrimento.

O presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde da Costa do Descobrimento e Prefeito do município de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, esclareceu, em vídeo, alguns pontos que estão gerando polêmica, especialmente com relação à presidência do Consórcio Interfederativo de Saúde Costa do Descobrimento, responsável pela gestão da Policlínica Regional, prevista para ser inaugurada nos próximos dias em Eunápolis. Agnelo ainda aproveitou para deixar claro que “a policlínica não é de Eunápolis, ela é regional e pertence aos oito municípios da região Costa do Descobrimento”.

O Presidente do Consórcio também esclareceu a polêmica levantada na semana passada de uma possível exigência de que a Prefeita Cordélia Torres, de Eunápolis, que teria que ser a presidente pelo fato da Policlínica estar instalada naquele município e por Eunápolis ter maior população que Santa Cruz Cabrália. “Não tem nada haver isso. Quem determina é a assembleia que elege o conselho” – Explicou o Prefeito Agnelo, citando ainda dois exemplos de regiões onde as policlínicas são presididas por prefeitos de municípios menores que a sede: A de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, cujo presidente é de Pintadas, com 11 mil habitantes; e de Teixeira de Freitas, com quase 200 mil habitantes, presidida pelo prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho. “Então, não é fator preponderante o presidente do Consórcio ser da localidade em que a policlínica está situada”, acrescentou.

Agnelo disse ainda que a assembleia que o elegeu presidente do consórcio para o biênio 2021/2022 foi realizada dentro da maior legalidade, moralidade e publicidade, inclusive com participação do representante do Estado, Nelson Portela, coordenador de todas as policlínicas. No vídeo, Agnelo também explicou que o município de Eunápolis foi escolhido para sediar a policlínica por conta de sua localização geográfica: às margens da BR-101 e com todas as outras cidades dentro de um raio de até 100 km de distância. Ele confirmou a inauguração da policlínica para o dia 14 de maio, conforme anunciado pelo governador Rui Costa.