data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 4 anos | Imprimir Imprimir
Filarmônica XV de Setembro participa do 1º Encontro de Filarmônicas da Bahia online.

A Pandemia do Novo Coronavírus não impediu que a musicalidade das Filarmônicas baianas ecoasse por todo o Brasil e, apesar do isolamento, o 29º Encontro de Filarmônicas da Bahia aconteceu, só que, de forma virtual, sendo transmitido para todo o Brasil pelo Facebook da Filarmônicas Unidas da Bahia (FUB) e pelo Youtube da Fundação Gregório de Mattos.

Representando Belmonte, quem se apresentou online foi a Filarmônica XV de Setembro. A transmissão do concerto aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde o altar da Padroeira da cidade serviu como cenário para os músicos serem assistidos por todo o Brasil. Antes do início da apresentação, o Maestro Fred Dantas relembrou a resistência heroica da entidade centenária que foi fundada em 1890 e se mantém em pé, apesar das adversidades. O Maestro ainda ressaltou que conheceu o saudoso maestro e músico belmontense João de Lila, que comandou a XV de Setembro e foi o compositor do Hino de Belmonte.

Logo após a apresentação, o atual presidente da XV de Setembro, Marcelo Guimarães, bateu um papo com o Maestro Fred Dantas e falou da luta para manter a entidade. Marcelo pediu apoio do poder público para as filarmônicas de Belmonte e que as mesmas continuam existindo graças à luta de seus músicos e da comunidade. O mesmo ainda relembrou a passagem do saudoso Maestro João de Lila e ressaltou a importância do apoio a todas as filarmônicas. “Não tem nada mais bonito de ver do que uma filarmônica nas ruas e aqui em Belmonte temos duas. Em muitas cidades essas entidades estão fechando as portas. Não podemos deixar que essa realidade de falências das filarmônicas chegue a Belmonte.” – Finalizou Marcelo Guimarães.

A XV de Setembro conta hoje com 52 músicos ativos e tem uma média de 38 alunos que estudam música na entidade de forma gratuita. A XV de Setembro, assim como a Lyra Popular, exporta músicos para todo o Brasil e figura como uma das entidades culturais mais longeva da Costa do Descobrimento.