data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Deputado Jânio Natal apresenta indicação para construção de um novo aeroporto em Porto Seguro.
janio-700x448

Depois de ter conseguido a instalação de uma sub-unidade do Corpo de Bombeiros em Eunápolis, fato que foi aproveitado de forma oportunista pelo Prefeito Robério Oliveira na última semana. O Deputado Estadual Jânio Natal se encontra em outra empreitada na busca pelo desenvolvimento da Costa do Descobrimento. Estamos falando da mais recente proposta junto ao Governador Rui Costa de construção de um novo aeroporto na cidade de Porto Seguro por meio de parcerias público-privadas.

Essa é a segunda proposição do parlamentar sobre o tema.  A primeira foi em 2017, onde Jânio Natal chegou a fazer diversas articulações na tentativa de sensibilizar o mandatário baiano para a importância desse novo aeroporto. Segundo o Deputado, o município de Porto Seguro recebe, anualmente, mais de um milhão de visitantes de todos os países e está entre os maiores destinos turísticos mundiais. O turismo constitui a base econômica do município e é também importante para as cidades vizinhas, a exemplo de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis e outros”, lista o deputado.

De acordo com o deputado, toda a estrutura turística da Costa do Descobrimento está ameaçada pelas limitações do atual Aeroporto Internacional de Porto Seguro, que não atende à demanda do município e da região. Além disso, o espaço onde se localiza não oferece condições para as mudanças que se fazem necessárias e urgentes”, observa. Segundo Jânio Natal, considerando os altos custos envolvidos na construção de um novo equipamento, seria necessário adotar o modelo de parceria público-privada. O ex-prefeito de Porto Seguro também ressalta a necessidade de uma pista de maior extensão e com nova e maior estrutura de embarque e desembarque.

O parlamentar baiano ainda aborda que, além de beneficiar o turismo, o novo aeroporto virá possibilitar importações e exportações de produtos da região, como o cacau, mamão, café, celulose, carnes, dentre outros, via aviões de carga. Jânio ainda sugere áreas das localidades de Pindorama e Vera Cruz como possibilidade de implantação do aeródromo.