data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Prefeito de Belmonte vê com preocupação a queda dos repasses do FPM.

janival_passeata

Nossa equipe conversou na manhã do último sábado (21/04) com o Prefeito Janival Borges sobre a notícia da queda de 13% nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, principal fonte de receita da Prefeitura de Belmonte. Ainda muito alegre com a conquista do Polo de Ensino do IFBA em Belmonte, o gestor comentou que nos tempos de hoje os prefeitos de todo o Brasil conseguem uma notícia boa e, logo após, vem diversas notícias ruins.

Janival colocou que vê com preocupação a situação porque a sua equipe econômica já trabalha no limite e está tendo dificuldades para cortar mais custos sem comprometer os serviços públicos. O mesmo ainda revelou que os recursos do Educação e da Saúde não cobrem os custos mensais e obriga a Prefeitura a cobrir o rombo deixado o que aumenta a dívida que já está insustentável. “Fora os serviços que são de competência estadual, e até federal, que nós estamos assumindo para os mesmos não serem paralisados. Todos os prefeitos estão sofrendo com essa situação e Belmonte ainda é pior porque não temos arrecadação significativa e dependemos exclusivamente de recursos federais.” – Comentou Janival.

O Prefeito de Belmonte finalizou informando que vai reunir com sua equipe de finanças para conversar sobre o assunto e traçar medidas para enfrentar a situação e se preparar para quedas ainda maiores que possam ocorrer no decorrer do ano. “A recuperação da economia ainda está muito tímida e afeta diretamente a arrecadação. Com essa situação o Governo Federal reduz os repasses e deixa os municípios pobres em uma situação caótica.” – Finalizou o gestor.