data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Gestantes de Belmonte passarão a contar com os serviços do Programa Rede Cegonha.

O Secretário Municipal de Saúde, Tárcio Lapa, anunciou a implantação do Programa Rede Cegonha no município de Belmonte. O programa, que é executado pelo Sistema Único de Saúde, tem como finalidade disponibilizar à mulher direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, também chamado popularmente de resguardo. A Rede Cegonha também busca disponibilizar à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

redecegonha00001

Nessa quarta-feira (07/03) um grupo técnico da Secretaria  de Saúde se reuniu para traças as primeiras metas de atendimento de acordo com a realidade do município.  Para o secretário Tárcio Lapa, a rede cegonha vem ajudar na organização da rede de proteção à mãe e à criança e irá trazer uma série de benefícios às mulheres de Belmonte. “Precisamos qualificar todos os serviços que atendem a gestante. Disponibilizar um Pré-natal de qualidade com garantia da realização de exames e vinculação da mulher ao local de parto e a certeza de um parto seguro. Implementando essa realidade, os novos belmontenses terão um serviço diferenciado que fará uma grande diferença no seu desenvolvimento para o resto da vida”. 

redecegonha200001

O prefeito Janival garantiu a realização das ações e todo apoio da prefeitura para que o plano municipal não fique no papel e que a nossa regional seja fortalecida. “Projetos inovadores estão vindo e no que depender de mim tenham certeza que nada vai ficar no papel. Quero ver as crianças nascerem aqui em Belmonte de maneira segura e responsável. Não dá pra brincar com saúde e muito menos com a gestação. Vamos buscar apoio junto ao nosso Deputado Jânio Natal e podem contar comigo para o que for necessário.” falou o prefeito Janival. Atualmente o município realiza partos normais e cesarianas e conta com assistência pré-natal em todas as unidades de saúde.