data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Belmontense participa de Programa Internacional de formação de professores.

Recém-formado na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia, o jovem professor Moises Sant’Ana, está no Uruguai onde participa de um programa de mobilidade acadêmica internacional, ligado ao Programa Paulo Freire de Formação de Professores. O programa é uma parceria entre a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB e Universidades Ibero-Americanas e tem como objetivo promover a mobilidade acadêmica no intuito de proporcionar linhas de desenvolvimento institucional e, especialmente, em linhas de pesquisa. Nesse sentido, a proposta visa satisfazer esta necessidade de desenvolvimento acadêmico, promovendo instâncias de troca entre professores e estudantes de ambos os países, do Uruguai e do Brasil, de tal forma que “as inovações educacionais que são realizadas na aula possam ser conhecidas e replicadas idealmente por outros professores em todas as instituições Brasileiras e Uruguaias”.

Neste momento as instâncias acadêmicas do grupo de estudantes da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, chegam ao Uruguai, em um marco do convênio de cooperação e intercâmbio entre a UFSB/ANEP/CFE-UDELAR, entre os dias 12 de março e 21 de abril do presente ano. Durante a mesma, as instâncias uruguaias se propuseram a realizar uma imersão da delegação estudantil brasileira, a qual o Professor Moisés Sant’ana faz parte, à realidade nacional em âmbito educacional e cultural. As instâncias acadêmicas constituem-se em valiosos espaços que permitem os alunos conhecerem com maior profundidade a realidade do país onde se realiza o evento, e neste caso em particular, sendo países limítrofes, interpretar melhor a realidade a nível regional. Se espera que o intercâmbio se constitua na possibilidade para potencializar e analisar as propostas educativas de cada realidade na procura de sua melhoria.

mosaico_estudanteuruguai

Durante o intercâmbio, serão oferecidos aos participantes um espaço de entendimentos sobre os programas e propostas educativas que são realizadas no Uruguai, vinculadas com inovação, investigação, tecnologia, interdisciplinaridade e estrutura institucional da formação docente. Além disso, os alunos e professores participarão de conferências focalizadas na apresentação da realidade nacional contemporânea, fundamentalmente em aspectos geopolíticos, ambientais e artísticos, conhecendo as escolas da zona urbana e também rural. “Estou muito feliz por estar aqui e o meu objetivo é levar para o Brasil a mala cheia de novas idéias para melhorarmos nossas práticas educacionais e sociais.” – Comentou Moisés Sant’ana.