data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 6 anos | Imprimir Imprimir
Professores e Prefeito Janival Borges se reúnem para discutir crise educacional em Belmonte.

Aconteceu na manhã dessa quarta-feira (21/02), na Sede Social da Colônia de Pescadores Z-21, uma reunião entre os professores, representantes da APLB e Prefeito Janival Borges, que compareceu acompanhado de sua comissão de finanças e secretariado. A reunião, que foi pedida pelo gestor, teve como objetivo discutir os problemas da educação e mostrar aos profissionais as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município para arcar com os direitos garantidos por lei à categoria.

WhatsApp Image 2018-02-21 at 13.05.25

O Coordenador da APLB-Belmonte, o Professor Igor Suzart, iniciou a reunião pedindo para que os professores ouvissem o que iria ser passado pelo executivo para depois se efetivar as discussões. Logo após, quem tomou a palavra foram os responsáveis pela auditoria realizada na Secretaria Municipal de Educação a pedido do Prefeito Janival Borges, a Professora Adail Rocha de Britto e Anselmo Barcelona Lima. Os auditores apresentaram por meio de gráficos e dados a real situação das finanças educacionais de Belmonte onde a queda de receitas foi o fator principal para as dificuldades vividas pela gestão atual. Segundo os estudos apresentados, decisões equivocadas das gestões anteriores também contribuíram para o agravamento da situação e deixou claro que precisa-se de uma forma de colaboração entre a Prefeitura e a categoria dos Professores para se chegar à uma solução efetiva do problema.

mosaico_reuniaoprofessores

Depois dos estudos apresentados foram abertas as discussões sobre o tema onde o Prefeito Janival Borges declarou que reconhecia os direitos da categoria e que as condições do município não estava dando possibilidade de honra-los. O gestor belmontense ainda colocou à disposição de todos os números apresentados para posterior estudo. Nesse momento então foi proposta a criação de uma comissão formada por representantes dos professores para estudar a situação financeira da educação de Belmonte. “O que eu quero é trazer os professores para resolvermos o problema juntos. As contas serão totalmente abertas e quero decidir juntos com eles as diretrizes a serem tomadas para a resolução da situação.” – Comentou o Prefeito Janival Borges.

WhatsApp Image 2018-02-21 at 13.05.40

Os professores deixaram claro que continuarão na luta pelos seus direitos e a reunião foi finalizada com a marcação de  outra assembleia para se discutir o assunto na próxima segunda-feira (26/02). Infelizmente, até se resolver o impasse, a Jornada Pedagógica e o recomeço das aulas na rede municipal de ensino estão sem data para acontecer.