data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Notícia de fechamento da Zona Eleitoral de Belmonte é totalmente falsa.

Na manhã dessa quarta-feira (20/09) estivemos no Fórum Luiz Viana Filho, no Cartório Eleitoral, para acompanhar e saber informações sobre a transição da Justiça Eleitoral de Belmonte que, segundo noticias da imprensa regional, estava sendo extinta e anexada à Justiça Eleitoral do município de Santa Cruz Cabrália, seguindo a determinação do Tribunal Superior Eleitoral.

Forum_Belmonte

Para a surpresa de nossa equipe, o Cartório Eleitoral de Belmonte informou que tal situação nunca existiu e que Belmonte nunca esteve em nenhuma lista de fechamento de Zonas Eleitorais. Os funcionários comentaram que estaria havendo um equívoco muito grande e que várias pessoas da comunidade já estiveram no local para conseguir informações sobre o fato. A Srª Alessandra, uma das servidoras da Justiça Eleitoral de Belmonte, informou que apenas 04 zonas eleitorais baianas deixarão de existir. “Desconhecemos a informação de que a Zona Eleitoral de Belmonte estará sendo extinta. O que temos de oficial é que apenas as zonas eleitorais dos municípios de Maragogipe, Cândido Sales, uma do município de Alagoinhas e outra do Município de Lauro de Freitas terão suas atividades encerradas”. – Comentou a servidora.

eleitoral_zzf05e203770

O boato de fechamento da Zona Eleitoral repercutiu tanto que levou o Deputado Estadual Jânio Natal a marcar uma reunião com o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Uma nota da assessoria do parlamentar enviada a todos os sites da região tratava da “notícia”  e informava que Jânio conseguiu o compromisso do Desembargador de lutar pela permanência do Cartório Eleitoral da cidade. A nota ainda informa que o Presidente do TRE prometeu o início do processo de cadastramento biométrico dos eleitores de Belmonte logo após as eleições de 2018.

Cadastro Biométrico

Existindo o fato ou não, o Cartório Eleitoral de Belmonte continua funcionando normalmente e já iniciou o cadastramento biométrico dos eleitores belmontenses. Para efetuar os registros de biometria o eleitor deve procurar o setor da Justiça Eleitoral localizado no Fórum Luiz Viana Filho munido de documento de identificação com foto e comprovante de residência em seu nome ou em nome de seus pais emitido nos últimos três meses, onde seja possível constatar seu vínculo com o município de Belmonte. Para o primeiro título, no caso de eleitor do sexo masculino, além do documento de identidade com foto e o comprovante de residência, deverá apresentar o comprovante de quitação militar.