data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Força da maré causa estragos e compromete edificações erguidas na Praia de Belmonte.

As águas começaram a avançar novamente contra a Praia do Mar Moreno e têm causado prejuízos aos donos de edificações erguidas no local. Um internauta registrou em fotos na tarde dessa quinta-feira (10/08) o avanço da maré sobre o litoral belmontense e as imagens dão uma dimensão da violência das águas que já derrubou um poste de energia, comeu uma parte do calçamento e jogou água nos canteiros próximos ao monumento do Guaiamun.

mosaico_praiamar

O avanço e a força das ondas vem preocupando os moradores que residem mais próximo à praia. A Prefeitura de Belmonte tem feito algumas intervenções e vem usando a própria areia deixada pela maré para servir de contenção para a força das águas, mas os trabalhos realizados não tem surtido efeito.

avancomar00004

A edificação mais atingida pelas águas até o momento é a Barraca Mar Azul. Nossa equipe foi ao local e notou alguns danos causados à estrutura que comprometem a segurança do estabelecimento, já que, as vigas que sustentam a área externa da barraca mostram sinais de comprometimento.

mosaico_praiamar2

Ainda não se sabe ao certo o motivo pelo qual o avanço das águas vem acontecendo há cada ano com mais frequência e força. Alguns estudos apontam que esse fenômeno é causado pela redução da vazão do Rio Jequitinhonha causada pela barragem da Hidrelétrica de Itapebi. O rio, segundo os estudos, era o principal responsável por depositar sedimentos na orla belmontense e de combater a força das correntes marinhas. Outros estudos apontam o Terminal Marítimo da Veracel como responsável pelo avanço do mar contra à costa belmontense. Algumas pesquisas defendem que a estrutura do citado terminal causou mudanças no comportamento das correntes marinhas, causando o recuo das águas no local citado e o avanço da maré na Praia do Mar Moreno.

avancomar00002

Enquanto não se acha uma solução para a situação as marés altas vem se tornando a principal atração da orla de Belmonte onde um grande número de turistas e moradores tem comparecido para conferir a força e a violência da natureza.