data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
PSB-40 realiza reunião com pré-candidatos para discutir as novas exigências da Lei Eleitoral.

40reuniao00001

A pré-candidata Alice Britto, juntamente com os pré-candidatos a vereador do PSB-40 e partidos coligados, realizaram na noite dessa última quinta-feira (21/07) uma reunião com o objetivo de conhecer as mudanças na lei eleitoral e os parâmetros que terão que ser respeitados sob pena de se incorrer em crime eleitoral.

reuniaodeinstrucao00006

A abertura da reunião foi feita pelo Sr. Edson Britto que chamou a atenção de todos os presentes para a importância de se conhecer as obrigações previstas em lei. Também comentou que o PSB-40 conseguiu agregar pessoas que tornam o grupo forte, mas que isso não poderia ser motivo para subestimar o adversário.

reuniaodeinstrucao00008

Logo após quem tomou a palavra foi a pré-candidata Alice Britto. Alice pediu para que todos prestassem atenção na palestra, pois seriam revelados itens importantes que têm que ser observados para o andamento da campanha. Ela também chamou a atenção para os riscos de se cometer crimes eleitorais e que desejava ver o seu grupo político focado em uma política limpa. “Nós temos determinação, temos carinho por nossa cidade, temos trabalho e obras para mostrar à nossa comunidade. Somos vencedores e iremos enfrentar mais esse desafio na busca por uma Belmonte melhor.” – Comentou Alice.

reuniaodeinstrucao00022

Depois das breves palavras da pré-candidata Alice Britto, começou a apresentação do assunto principal da reunião que foram as mudanças na Lei Eleitoral Nº 9504. O palestrante foi o Advogado Eleitoralista Antonio Pitanga que começou comentando que estava ali presente um grupo forte e que a observação das leis é um item importante para se chegar a vitória. “Nós estamos diante de uma eleição ímpar na história e devemos nos preparar porque a legislação endureceu as regras e a não observação da mesma pode inviabilizar a campanha através do tão temido crime eleitoral.” – Comentou Dr. Pitanga.

reuniaodeinstrucao00013

Uma variedade de itens foram abordados durante a apresentação como: A proibição de funcionários de fazerem campanha política em prédios públicos no horário do serviço, sendo que, a proibição também vale para empresas terceirizadas no horário da prestação do serviço público. “Por exemplo: Os ônibus terceirizados que fazem o transporte escolar podem ser contratados para a campanha depois do horário da prestação do serviço citado.” – Comentou Dr. Pitanga ao ser questionado sobre essa hipotética situação.

reuniaodeinstrucao00024

Entre vários itens Dr. Pitanga destacou outro fato importante que é a proibição da doação de campanha feita por pessoa jurídica e que as doações serão feitas por pessoas físicas respeitando sempre o limite de 10% da declaração do Imposto de Renda do ano anterior à campanha. O próprio candidato também pode investir em sua campanha, mas também deverá respeitar o mesmo limite já citado acima. Dr. Pitanga ainda comentou que todos os recursos arrecadados e usados na campanha tem que passar pela prestação de contas através do Candex plataforma usada pela justiça eleitoral para coletar os dados contábeis da campanha a serem analisados.

reuniaodeinstrucao00052

Outro assunto abordado que chamou a atenção foi a divulgação dos candidatos, já que, vários apetrechos usados foram proibidos como: Cavaletes, envelopação de carros, pinturas e pichação de muros. Outros foram limitados como: adesivo de carros, adesivos para serem colocados nas paredes das residências e muros, entre outros. Durante as palestra muitas dúvida foram tiradas pelos pré-candidatos e, ao final, Dr. Pitanga se colocou à disposição para ajudar os futuros candidatos nessa jornada até a votação que acontecerá em outubro.