data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Companhia de Teatro “As Graças” apresenta grande espetáculo em Belmonte.

teatro04

teatro002Belmonte nos próximos dias 20 e 22 de janeiro receberá mais um grande show apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura. Estamos falando da turnê da companhia de teatro paulistana “As Graças”, projeto contemplado pelo prêmio de Teatro Myrian Muniz/2014 da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE). Os artistas da companhia usam um ônibus-teatro que está visitando o Vale do Jequitinhonha alcançando 07 cidades, 02 distritos totalizando 16 apresentações. As cidades que receberão o espetáculo são: Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Serro, Araçuaí, Padre Paraíso, Almenara, Felizburgo, Barrolândia e Belmonte.

A intervenção cênica “Canto a Canto” será o carro-chefe das apresentações que ainda contarão com os espetáculos “Poemas Para Brincar” e “Nas Rodas do Coração”.

A turnê conta com um ônibus adaptado que se transforma em palco, com toda infraestrutura necessária para apresentações de espetáculos, a companhia viaja pelo Brasil desde o ano 2000 (ano em que adquiriu o ônibus para o projeto Circular-Teatro) levando ao público espetáculos adultos e infantis cheios de poesia, música e bonecos, para adultos e crianças, com influências das linguagens de Teatro de Rua, Teatro de Revista e do Circo Teatro.

Espetáculo ‘Nas Rodas do Coração’

Uma comédia musical que conta a história de uma companhia de teatro mambembe que apresenta seu repertório pelas ruas da cidade de São Paulo. Enquanto as pequenas histórias, inspiradas nos sambas de Adoniran Barbosa, são encenadas, as atrizes descobrem as falcatruas da dona da companhia e tentam, nos bastidores, desmascarar os golpes da vilã. O espetáculo é um musical inspirado no universo de Adoniran Barbosa e na estrutura do melodrama, concebido originalmente para ser encenado em cima do ônibus- teatro-itinerante. Estreou em fevereiro de 2004 no centro de São Paulo, no projeto Circular Teatro.

Espetáculo ‘Poemas para Brincar’

Em ‘Poemas para brincar’ bonecos ganham vida através das palavras, sons, músicas e poesia, numa contínua brincadeira.
A poesia de José Paulo Paes, música e a linguagem mágica dos bonecos integram o espetáculo, no qual a criança é convidada a brincar; de bola, de pião e de poesia.
Ana e Juca são duas crianças que inventam uma maneira diferente de brincar: através do jogo de palavras descobrem o universo da poesia. Cada poema se torna uma grande jornada por um mundo de imaginação, sonho e alegria.

Na medida em que aborda o universo infantil, o teatro de bonecos é como um brinquedo mágico, onde as figuras inanimadas, cúmplices das brincadeiras da criança, uma vez no palco, assumem vontades e desejos próprios. A imaginação torna-se realidade. Crianças e bonecos brincam juntos e são transportados para outra dimensão. Um estímulo à capacidade natural da criança de encontrar, através da arte e do jogo cênico, respostas para sua grande curiosidade em relação ao mundo real.
O espetáculo cumpriu temporada no teatro Cacilda Becker em 96, nos teatros Alfredo Mesquita e Alceu de Amoroso Lima em 97 e no teatro Crowne Plaza em 98.

Realizou ainda apresentações em várias unidades do SESC, Casas de Cultura e escolas de São Paulo e participou do Projeto Móvel de Cultura e Meio Ambiente da Comunidade Solidária do Governo Federal, em 1999.

Recebeu no ano de 1996, os prêmios: MAMBEMBE, APCA e PRÊMIO COCA-COLA nas categorias de melhor música e melhor teatro de animação.

Recentemente, o espetáculo esteve em cartaz na ‘Mostra de Repertório As Graças – Ocupação do Parque da Luz’.

Cronograma das apresentações:

20/01/16 – Belmonte (BA) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça da Bandeira, Centro
22/01/16 – Barrolândia (BA) – “Poemas para Brincar” – 18h – Praça Ormindo Oliveira Barreio, Iedão
22/01/16 – Barrolândia (BA) – “Nas Rodas do Coração – 21h – Praça Ormindo Oliveira Barreio, Iedão