data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Filarmônica XV de Setembro comemora 120 anos de muita luta e musicalidade.

Nessa terça-feira (15/09), um símbolo da história de Belmonte e do Extremo Sul Baiano comemorou com muita alegria 120 anos de existência. Estamos falando da Filarmônica XV de Setembro que representa uma tradição que anima a todos os belmontenses e visitantes com a sua musicalidade.

niverda1500010

A história da filarmônica se confunde com a história da cidade e a mesma esteve presente em vários eventos importantes que aconteceram na história da cidade. A história da XV de Setembro começou no ano de 1895 quando um grupo de coronéis liderado pelo Coronel Pedro Ventura de Amorim decidiu fundar uma filarmônica para a recém emancipada Belmonte. O grupo estava seguindo uma tendência da época que tinha as filarmônicas como sinônimo de destaque para as cidades.

niverda1500001

A história da Filarmônica não foi só marcada por música e em 1910, em um grande ato humanitário, a sede da mesma foi doada como abrigo para os acometidos de um surto de varíola que ocorreu na cidade. Por causa disso, o prédio ficou interditado por alguns anos pelas autoridades sanitárias da época.

niverda1500056

Mas, o evento que ficou marcado na história belmontense foi o grande duelo travado pelos músicos da XV de Setembro e a sua grande rival, a Filarmônica Lyra Popular de Belmonte. Os antigos contam que o duelo começou logo após a novena, que nesse dia foi celebrada por D. Eduardo, Bispo da Diocese de Ilhéus. A história conta que os músicos das duas filarmônicas vararam a noite e por volta das 05:00Hrs da manhã ainda estavam lá sem escutar nem mesmo os apelos do bispo para terminar a contenda. Somente ao meio dia que os dois presidentes subiram no coreto e trouxeram os dois maestros terminando assim a disputa infindável que poderia terminar de forma trágica, já que, os ânimos dos coronéis da época já estavam ficando exaltados.

niverda1500044

O aniversário desses longos 120 anos foram comemorados logo pela manhã quando os moradores belmontenses foram acordados com uma linda alvorada que passou por diversas ruas da cidade. Logo após, os músicos foram agraciados por um delicioso café da manhã oferecido pela Lanchonete Café Sem Troco na Praça 13 de Maio.

Pela noite foi celebrada uma missa solene na Igreja da Matriz e em seguida aconteceu uma festa na sede da Filarmônica na qual participaram convidados e familiares que ficaram maravilhados com a apresentação das peças musicais.