data Categoria: Especial, Notícias |  data Postado por admin há 11 anos | Imprimir Imprimir
Procissão de Nossa Senhora do Carmo reuniu grande número de fiéis.

Nossa Senhora do Monte Carmelo, chegou ao solo belmontense no ano de 1708, período de colonização da região. A imagem foi trazida pela expedição que contava com colonos portugueses, Padres Jesuítas, entre eles é citado o Padre Joseph de Araujo Ferraz que foi o responsável por catequizar os índios botocudos descendentes das tribos manhãs e camacãs.

procisaodenossasenhoradocarmo_0066

Com a chegada da santa ao vilarejo, os jesuítas deram início à construção da capela de Nossa Senhora do Carmo à margem do rio Jequitinhonha, sendo concluída em 16 de julho de 1769, data de sua inauguração. A partir desta data é que foram realizadas as primeiras missas em homenagem a santa, rezadas em latim pelo padre alemão Maia. O rito religioso que acontece desde o século XIX, tem duração de nove dias.

procisaodenossasenhoradocarmo_0056Depois do ciclo dos nove dias de missas, é chegado o dia de Nossa Senhora do Carmo. Para os devotos e pessoas que simpatizam com a festa é o momento de maior emoção, no qual a imagem da padroeira sai carregada pelos fiéis em um andor e percorre a cidade numa romaria que celebra a fé em

Maria do Carmelo. Aquele é o momento de reverenciá-la, de agradecer e pedir por meio de preces e cânticos religiosos. Descalços, com velas, escapulários, fitas e terços os devotos se entregam a padroeira numa ação metafísica, aproximando-se do divino, numa conversa que vai além do espaço físico.

Este ano mais uma vez  Dom José Edson Santana Oliveira Bispo Diocesano de Eunápolis-BA participou das festividade da festa de Nossa Senhora do Carmo. Agradecemos ao Frei Denilson de Freitas da Silva pelo apoio e cooperação para podermos registrar esta festa tradicional em Belmonte.

 

(Fonte: Jornal de Belmonte)