data Categoria: Notícias |  data Postado por admin há 12 anos | Imprimir Imprimir
Parceria promove curso de restauração de embarcações de madeira.

Em face da dificuldade e trabalho duro dos pescadores artesanais para conseguir o pescado, as novas gerações como filhos e netos de pescadores buscaram alternativas em outras áreas desviando se do ofício dos seus genitores, o que vem enfraquecendo a comunidade pesqueira.

 

Com isso a Bahia Pesca desenvolveu um projeto em parceria com o SENAI/Salvador que visa levar para todas as cidades do litoral baiano o curso de Carpintaria Naval, ensinando nas comunidades como reformar e recuperar embarcações de madeira.

 

Aqui no Extremo Sul o projeto já contemplou as cidades de Santa Cruz Cabrália, Canavieiras e agora Belmonte. Segundo o representante da Bahia Pesca José Carneiro (Zé Carneiro), esta iniciativa é muito importante para fortalecer a comunidade e atrair as novas gerações pra junto da atividade pesqueira.

 

Segundo o instrutor do SENAI/Salvador que ministrou o curso em Belmonte, as comunidades por onde passou são muito carentes deste tipo de mão de obra. Como no curso a maioria das aulas são práticas e objetivas, os alunos já saem totalmente aptos a realizar consertos e restaurações de qualquer tipo de embarcação de madeira.

 

Em Belmonte 21 pessoas participaram do treinamento que ainda contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Colônia de Pescadores Z-21, além da Bahia Pesca e SENAI.

 

No encerramento que aconteceu no dia 14/11, os alunos apresentaram as embarcações restauradas dentre elas a canoa Vovô BIG do Aluno Romeu, que fez uma homenagem a seu avô, o Barco Jaqueline e a canoa Salomão que já estava na água pronta pra navegar.