data Categoria: Colunas |  data Postado por walterc há 12 anos | Imprimir Imprimir
Intermunicipal o maior campeonato do mundo.

O que está errado com o Futebol amador em nosso Estado ?

 

Fico imaginando o que está errado em nosso futebol ou em sua organização. Nas rodadas de bate papo com os amigos sempre tem questionamentos do tipo: quando nossa seleção de futebol de Belmonte irá ser campeã? Por mais que eu como torcedor que sempre que possível estou presente em nosso estádio de futebol Orlandão 70, queira ver e viver tal façanha mas entendo que isso é muito difícil porém impossível não é; mais é muito difícil, pois moramos em uma cidade pequena e com imensas carências na saúde, na educação, ou melhor, em todos os aspectos e não é culpa de prefeito ou quem quer que seja e sim do tamanho e das limitações que nosso município tem.

Recentemente tive o prazer de encontrar com o nosso amigo Wandimar Magnavita uma pessoa dedicada ao esporte de Belmonte que merece nosso respeito e consideração. O mesmo me colocou a par de informações sobre Campeonato  Intermunicipal, o maior campeonato de futebol amador do mundo, e dai surgiu a minha inspiração para escrever este texto.

Caros amigos leitores vocês sabiam que no Estado da Bahia tem 417 municípios? Então é fácil imaginar que temos ai uma quantidade de seleções participando desse campeonato muito grande correto? Errado amigos, especialmente este ano de 2012 temos apenas 48 seleções participando do intermunicipal e se vocês não sabem, o ano passado participaram deste campeonato 68 seleções sendo campeã a seleção de São Francisco do Conde. Ai então eu me pergunto o que está errado? Será que é única e exclusivamente por ser um ano eleitoral? Como que em 417 municípios só participam 48 seleções com uma baixa de 20 selecionados de um ano para o outro? Pergunto-me como podemos almejar tal titulo, qual é o real interesse em um titulo desses? O porquê de tantas ausências na disputa desse campeonato. Tem algo errado e muito errado, é preciso que as cabeças pensantes da nossa ilibada instituição FBF (Federação Baiana de Futebol) que organiza o futebol em nosso Estado, faça suas ligas atuantes e não atuante se mobilizarem e reformular tal campeonato. É preciso ainda que se conviva com as pessoas envolvidas em um projeto de uma seleção disputando um titulo como esse para que se veja o tamanho do amor e do compromisso dessas pessoas, refiro-me a atletas e delegações, presidentes de ligas e demais membros.

Nós enquanto torcedores fazemos a nossa parte, lotamos o nosso estádio e as seleções visitantes sem duvida nenhuma vão encontrar aqui um povo acolhedor, hospitaleiro, ordeiro e apaixonado pela sua seleção.

Deixo aqui o meu respeito a toda seleção, comitiva e representantes e afirmo que sempre que possível estou presente jujtamente com minha família para participar desse evento e apoiar a nossa Seleção “Alve-verde”.