data Categoria: Colunas |  data Postado por pr.sergio há 12 anos | Imprimir Imprimir
Brasil, pra frente ou pra ré?

O Brasil é formado de brasileiros como eu e você. Cada ação, cada comportamento, cada sonho, cada visão, em fim tudo o que você é ou faz contribui para a formação da nossa nação.

Como nação fomos constituídos pelo cruzamento das piores camadas da sociedade europeia. Quando europeus adentraram em nosso território, tinham em mente acharem novas terras para formarem colônias de exploração, como aqui era terra de ‘ninguém’, não era fácil de achar boas pessoas que quisessem vir para cá. Então alguém teve uma maravilhosa ideia de dar carta de perdão para condenados e oferecer oportunidades para prostitutas que quisessem constituir família. O restante da história você pode ler no livro O Povo Brasileiro do professor Darcy Ribeiro.

Nosso país foi formado debaixo de uma forte maldição de exploração, estupros, ódio, preconceito, extorsão… É difícil falar isto, mas esta maldição está em nosso sangue. Tenho aprendido que maldições se quebram com oração, mas, este tipo de maldição só se quebra com atitude, e a longo prazo, a fim de que as próximas gerações assumam novas posturas.

Temos presenciado o julgamento do Cachoeira, que na verdade deveria se chamar Lamas, este é apenas um de tantos outros que não foram pegos, que forjam resultados de concursos, que superfaturam e escamoteiam licitações. Ficamos pasmos e o condenamos, mas, somos incapazes de nos condenamos em nossas próprias ações de favorecimentos e recebimento de assistencialismos. Um Cachoeira não nasce do nada, mas de pequeninas gotículas de água. Você faz parte deste processo.

O fato do país ir para frente ou para traz  só depende da nossa ação hoje. Não adianta querer achar culpados para a nossa desgraça. O presente foi definido pelo passado, mas, o futuro nós estamos fazendo hoje.

Política e políticos são reflexo do povo. São povo como nós, são brasileiros e brasileiras carregados da maldição da gênesis do nosso país.

Grandes mudanças acontecem a partir de pequenas ações. Não fique com vergonha de dizer não a pequenas ‘vantagens’, não fique com vergonha de ser honesto, não fique com vergonha de acreditar que as coisas podem mudar a partir de você mesmo.

Um pequeno e franzino homem chamado Mahatma Gandhi mudou a história de se país a Índia com suas ações e com sua visão. Você e eu, podemos mudar muita coisa. Vamos engatar a primeira marcha, e deixar a marcha ré para aqueles que venderam a alma para o diabo e hoje pagam suas contas com o sangue inocente, com a extorsão dos desfavorecidos, com o roubo mascarado de legalidade, com a morte daqueles que não receberam seus benefícios.