data Categoria: Colunas |  data Postado por joaosilva há 12 anos | Imprimir Imprimir
Pra Início de Conversa

Tem muita coisa acontecendo no cenário econômico e político mundo afora. A Economia tal qual a vivenciamos é um intrincado e melindroso sistema, muito exposto a rumores, desconfianças e incertezas. Acontecimentos aparentemente despretensiosos podem produzir desdobramentos indesejáveis. Entretanto, o conhecimento desta característica leva os agentes do mercado, e o governo a atuar proativamente. Recentemente o governo retirou a alíquota de IOF dos eletros-domésticos da ‘linha branca’, medida que logo estenderia à aquisição de veículos novos. Não podemos esquecer-nos da redução das taxas de juros adotadas inicialmente pelo Banco do Brasil, e logo em seguida pela Caixa Econômica Federal e ainda alguns bancos privados, especialmente para a aquisição de veículos e financiamento de bens de consumo. A idéia é manter a roda da economia numa crescente ou pelo menos, evitar que ela pare.

No campo político, essa semana, o STF julgará o chamado ‘mensalão’, o que deverá acirrar os ânimos de governo e oposição em Brasília, há ainda o início das campanhas para prefeito e vereador.

Observamos ainda que até mesmo aqueles fatos geograficamente distantes e que não nos diziam respeito, agora são vistos com outros olhares. Crise na Europa, instabilidade política em nossos vizinhos da América do Sul, a eleição nos Estados Unidos, enfim acontecimentos de difícil previsibilidade e cujos resultados podem mexer com a confiança dos mercados e investidores.

A verdade é que seja o fato político ou econômico, aqui ou lá fora, poderá produzir alguma interferência positivas ou não em nossos empregos, ou de alguém próximo a nós, pode afetar a empresa para a qual vendemos nossos produtos ou serviços, pode reduzir ou aumentar a oferta de crédito na praça, pode ainda aumentar ou reduzir a confiança em um governo de resolver os problemas para os quais fora eleito.

Nesta coluna, abordaremos sempre algum fato relevante em nossa economia, principalmente aqueles que acenarem com algum reflexo  direto em nossa região.

Sinto-me honrado ao juntar-me ao grande elenco de colunistas do Belmonte News, esperando contar com interação dos seus leitores, com sugestões, comentários ou críticas, que possam nos levar a aumentar o nível dos artigos.