data Categoria: Colunas |  data Postado por Fabio Pegos há 13 anos | Imprimir Imprimir
Endemias

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 8ª Dires ( Diretoria Regional de Saúde) e com o apoio da Coordenação da Vigilância Epidemiológica, foi realizado entre os dias 18- 22 de outubro em Belmonte a Capacitação para Agentes de Combate a Endemias, com o intuito de dar continuidade ao processo de educação continuada e valorização profissional aos servidores da área de saúde. Entre outras participações, estavam presentes os Coordenadores da Atenção Básica, Vigilância em Saúde, Coordenador Técnico, Dr. Gilberto da Silva David e a Srª Meire do Carmo F. de Amorim, Secretária de Saúde e Técnicos da 8ª Dires.
Em pauta foram discutidos assuntos de grande relevância para nossa cidade, bem como: a importância da equipe de Educação Popular em Saúde, que realiza um grande trabalho no tocante a orientações pertinentes para obter uma saúde melhor e como previnir doenças. Foi abordado também entre os demais tópicos a necessidade de implementar a vigilância e o monitoramento preventivo para a ocorrência de casos de dengue, bem como o combate a esquistossomose em nossa cidade, patologia essa endêmica no extremo sul baiano. Foram tratados igualmente a importância do apoio laboratorial para avaliação e definição diagnóstica, bem como o reconhecimento geográfico das áreas de maior risco de comprometimento a saúde.
A Coordenadora do evento a mestra em Imunologia, Patricia Seixas avaliou como exitosa a iniciativa da gestão municipal em proporcionar um momento tão proveitoso para a aprendizagem e melhoria da prestação do serviço.

Hanseníase
Belmonte está rumando com sucesso para o controle da Hanseníase. Entre os dias 25- 29 de outubro foi realizado com o apoio da Fundação Osvaldo Cruz, Secretaria de Saúde de Belmonte e a Coordenação da Vigilância em Saúde, o Treinamento em Baciloscopia para Hanseníase, oferecido aos responsáveis pelo serviço de laboratório em nossa cidade, bem como para profissionais da ESF e SMS envolvidos no treinamento. A técnica em Laboratório, Adeildes Santos, funcionária da SMS de Tx. de Freitas, foi responsável pelo auxílio na reciclagem de nossos funcionários.
O objetivo desta oficina de reciclagem foi propiciar aos técnicos que colhem e examinan o material coletado dos clientes afetados pela hanseníase, uma melhor técnica e aprimoramento da definição diagnóstica dos casos diagnosticados em Belmonte.

Primeiros resultados da pesquisa DECIT/Fiocruz RJ em Belmonte.
Em dezembro a equipe de pesquisadores e colaboradores envolvidos na pesquisa DECIT/Hanseníase/Fiocruz RJ que está a frente em nossa cidade para controle e redução da hanseníase, estará apresentando em Belo Horizonte MG, no 5º Simpósio Brasileiro de Hansenologia, os primeiros resultados dos trabalhos realizados em Barrolândia em 2010. No evento serão expostos os dados estatísticos e ações de enfrentamento a infecção e como o município consegui reduzir os números alarmantes de infectados nos últimos três anos.