data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Funcionários municipais da educação de Belmonte decretam paralisação geral.

Paralisação

Na manhã dessa quarta-feira (07/10) funcionários da rede municipal de educação de Belmonte decretaram uma paralização geral por atraso de pagamento de salários e informaram que só voltarão ao serviço quando receberem os salários. Segundo a APLB, foi realizada uma assembleia e os funcionários decidiram exigir da Prefeitura Municipal de Belmonte que efetue os pagamentos até o dia 03 de cada mês. A entidade ainda informou que a Prefeitura fez uma contraproposta para pagar os professores no quinto dia útil de cada mês e o pessoal de apoio todo o dia dez de cada mês, mas a categoria não aceitou e isso gerou um grande impasse que até o momento não foi resolvido. “Não há intransigência em nenhuma das partes envolvidas. Os canais de negociação estão abertos e esperamos chegar a um acordo o mais rápido possível. A paralisação foi necessária para que possamos chamar a atenção do poder público para a nossa difícil situação. Queremos mostrar para a gestão municipal que algo urgente precisa ser feito para que os colabores não sofram prejuízos. ” – Comentou Rodrigo Martins, coordenador da APLB-Belmonte.

Hoje pela manhã nossa equipe conseguiu entrar em contato com o Sr. Claudio Theodoro, Secretário Municipal de Educação. Claudio nos informou que há um grande impasse que precisa ser resolvido. O grande problema, segundo ele, é que os repasses do FUNDEB não chegam no prazo que os professores e funcionários de apoio da educação estão exigindo. O secretário nos informou que não tem como fazer adiantamento de pagamentos sem ter dinheiro para pagar. O mesmo ainda colocou que a categoria ainda não entendeu que todo o país está passando por uma difícil situação financeira e não há mais disponibilidade de recursos para se adiantar pagamento como se fazia antigamente. “Nós estamos sendo sinceros e claros na negociação. Sem acontecer os repasses não tem como pagar. Nós colocamos isso para a APLB, por isso que pedimos que o prazo de pagamento seja o quinto dia útil de cada mês para que possamos ajustar as finanças e efetuar os pagamentos devidos. ” – Comentou o secretário Claudio Theodoro.

O secretário ainda informou que a Prefeitura de Belmonte deverá efetuar os pagamentos dos salários hoje e que continua negociando com a categoria para que se chegue a uma resolução para o impasse.