data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Projeto de Financiamento junto ao DESENBAHIA é aprovado pelo legislativo belmontense.

Nesta segunda-feira (31/08) foi votado, em meio a muitas discussões e acusações por parte de alguns vereadores de oposição, o Projeto Lei 11/2015 que consta um pedido do executivo de autorização para contrair um financiamento junto ao DESENBAHIA no valor de R$ 5.500.000,00 (Cinco Milhões e Quinhentos Mil Reais) que serão aplicados em obras de infraestrutura nos distritos de Santa Maria Eterna, Boca do Córrego e Barrolândia.

IMG-20150831-WA0142

A sessão ocorreu com os ânimos acalorados e a oposição teve a sua primeira derrota da noite com a derrubada do requerimento impetrado pela mesma através da votação do plenário. Logo após, começou a votação do projeto em si, momento em que alguns vereadores de oposição subiram à tribuna para desqualificar o pedido de financiamento dizendo que fizeram uma pesquisa e descobriram que o custo do projeto é de pouco mais de dois milhões de reais e não entendem o motivo pelo qual o executivo está pedindo o valor de cinco milhões e quinhentos mil reais.

IMG-20150831-WA0149

O vereador Carvalho, por sinal um dos mais exaltados, chegou até a levantar a suspeita de que os recursos seriam usados para pagar contas da campanha de reeleição da Prefeita Alice Britto e disse que não era idiota para votar a favor do projeto, fala que revoltou os vereadores que estavam a favor do financiamento.

IMG-20150831-WA0146

Apesar do grande esforço da oposição para vetar o financiamento, prevaleceu o voto da maioria da casa que aprovou o projeto de lei pelo placar de 07 votos a favor e 04 contra. Com o resultado, o Vereador Carvalho ficou revoltado e disse que buscará na justiça vetar o financiamento e também questionará a condução dos trabalhos da Presidência da Câmara de Vereadores por, segundo ele, atropelar o andamento e os prazos de apreciação do projeto.

Uma análise mais apurada do caso mostra que o medo dos grupos políticos de oposição é a promoção do nome da Prefeita Alice Britto através das melhorias que essas obras podem trazer para a população. Nós analisamos que o que está em jogo é o projeto político de grupos que anseiam assumir o poder a partir de 2017. Se o dinheiro for bem aproveitado gerará calçamentos de ruas em Santa Maria Eterna que não vê uma nova rua calçada desde os tempos do ex-prefeito e hoje deputado estadual Jânio Natal. Gerará alegria para os moradores de Boca do Córrego, já que, o distrito nunca teve sequer uma rua calçada e os moradores da Rua Santo Antonio em Barrolândia terão a alegria de ver a sua pavimentação sair do campo das promessas das gestões anteriores e virar realidade.

IMG-20150831-WA0145

Mas os questionamentos e uma oposição viva também ajudam no correto andamento dos trabalhos e salientamos que, salvo algumas exceções, os nossos vereadores que são opositores ao projeto estão fazendo um ótimo trabalho. Em poucos momentos da história belmontense vimos um legislativo tão vivo como estamos vendo agora e com isso quem ganha é a população, já que, o poder executivo está sendo bem fiscalizado e isso impede a ocorrência de deslizes na aplicação dos recursos.

O que temos pra agora é acompanhar o desenrolar do processo junto ao DESENBAHIA, ver se a justiça aceitará os argumentos da oposição e, posteriormente, depois dos recursos liberados, acompanhar o andamento das obras e fiscalizar se está ocorrendo tudo conforme promete o projeto.