data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Vitro apresenta a CBPM o projeto para exploração de areia silicosa em Belmonte.

A Vitro do Brasil e as consultorias contratadas (WWF e Progen) apresentaram na última terça-feira (25) os resultados dos trabalhos complementares, visando o aproveitamento mínero-industrial da areia silicosa da jazida de Santa Maria Eterna em Belmonte (BA).

silica01

Durante o encontro, o presidente da CBPM, Alexandre Brust, recebeu do diretor da Vitro do Brasil, Oscar Vivero, o relatório de atualização geoeconômica envolvendo o escopo geral do projeto.

silica02

Inicialmente a Vitro do Brasil planeja beneficiar 25 mil toneladas de areia por ano. A exploração da mina de Santa Maria Eterna é parte do Projeto Neon, que engloba também uma fábrica de embalagens de vidro a ser construída em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

silica03

Serão investidos cerca de US$ 2,7 milhões na mina em Belmonte e US$ 80 milhões na fábrica em Camaçari, gerando mais de 400 empregos diretos e 1.500 indiretos. O foco inicial é a indústria de cosméticos e perfumaria, a exemplo da Natura, Avon e O Boticário.

O início da operação do empreendimento vai permitir o desenvolvimento da cadeia produtiva do silício no Estado da Bahia, a qual fornece suprimentos a vários segmentos da indústria, tais como: de embalagens, eletrônica e automobilística.

Fonte: Ascom/CBPM