data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Soldados são homenageados com missa pelo seu dia em Porto Seguro.

diadosoldado01

25 de agosto é comemorado o dia do soldado. Este dia é especialmente dedicado para homenagear o herói militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Esta data é sempre celebrada em 25 de agosto, data do nascimento de Caxias.

 

Ao longo do século XX, esta data foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Atualmente a data escolhida para homenagear as forças armadas brasileiras é o dia 7 de setembro, quando é comemorado a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República. Em ambos os eventos, podem ocorrer paradas militares.

diadosoldado02

O padre Manoel falou sobre a realização da missa. “Um dos interesses que nós temos é resgatar a cultura brasileira, o soldado militar convive conosco na sociedade civil, percebemos que os anos se passam e ninguém presta uma homenagem ou reza por esta classe que trabalha em benefício da população e as vezes temos uma imagem muito distorcida. O objetivo nosso foi primeiro celebrar louvar a Deus por este dia do soldado e segundo prestar uma homenagem cristã à estas pessoas homens e mulheres que nos prestam um serviço muito peculiar de segurança, colocando as suas vidas em risco, com salários baixos etc. Queremos dizer para eles que estamos do lado deles e sabemos o valor que esta categoria tem para a nossa sociedade”, concluiu padre Manoel.

A comemoração terminou com um delicioso café da manhã, foi um momento de conhecimento e de contato com outros soldados e a comunidade presente, podendo assim conversar e trocar informações sobre a função e de outros interesse.

Entre os homenageados estavam: Coronel Serpa(representando o 8º Batalhão que tem o comando das três cidades da Costa do Descobrimento), Dr. Weldel Ferreira(delegado da Policia Civil). Entre as autoridades civis estavam: O prefeito de Cabrália Jorge Pontes, o vice-prefeito Alexandre Leite, a prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, acompanhada do vereador Evaí Fonsêca, líder do governo na Câmara Municipal de Porto Seguro.