data Categoria: |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Agentes de saúde e de endemias de Belmonte participam do 6º Congresso da Federação Baiana dos Agentes de Saúde.

congresso_00113

O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro em Porto Seguro e, com o apoio total da Prefeitura Municipal de Belmonte,  alguns agentes de Belmonte puderam participar do congresso que teve como tema “AVANÇAR NAS CONQUISTAS COM VALORIZAÇÃO DO TRABALHADOR”. Essa edição do congresso serviu para tratar do futuro profissional dos agentes, a importância da profissão junto a comunidade e quais as melhoras que estão por vir no objetivo de valorização dos profissionais da área.

A cidade Porto Seguro foi escolhida para sediar o evento por se tratar do berço da nação e porque os parceiros da cidade abraçaram e se esforçaram pelo ideal de realização dessa edição. Lembrando que vários profissionais da Costa do Descobrimento e de outras regiões puderam participar do evento ajudados pela localização da cidade e por sua facilidade de acesso.

congresso_00008

Os palestrantes dessa edição foram :

Washington Luis Silva Couto (Secretário de Saúde da Bahia)

José Cristiano Sóster ( Diretor da Atenção Básica-SAIS/SESAB)

Antônio Carlos da Silva Magalhães Neto(Apoiador Institucional –Ministério da Saúde)

Letícia Coelho da Costa Nobre (Diretora da Vigilância da Saúde do Trabalhador –SUVISA/SESAB)

Ruth Brilhante (Presidente da CONACS)

Tivemos também vários discussões com os debatedores:

Ediméia Gonçalves (Presidente da FEBACS)

Roque Onorato(3ª Vice Presidente da FEBACS)

Mrivalda Araújo (1ª vice presidente da FEBACS)

Maria Lúcia (Diretora de Assuntos Comunitários da FEBACS)

Tivemos também a participação do ex- secretario de saúde da Bahia, o Sr. JORGE SOLA.

congresso_00002

O evento foi bastante produtivo porque estamos vivenciando um marco histórico para a categoria profissional, que é a única exclusividade do SUS: A sansão da lei 12994/2014. Com ela, novos  desafios e, sobre tudo, a necessidade de discutirmos o cuidado à nossa saúde.

O congresso foi organizado pela FEBACS (Federação Baiana dos Agentes Comunitários de Saúde) que foi fundada em 1996 com o objetivo de reunir as várias associações existentes nos municípios em uma única Federação no objetivo de fortalecer a classe.  Hoje congregam também nessa luta os AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS de todo estado da Bahia.

Com apoio total do SINDIACSCER (Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias de Eunápolis e região) que tem como presidente TOBIAS ALBINO  o evento foi um sucesso  e foi encerrado em uma noite cultural na casa de shows Porto Magia.

Os participantes de Belmonte foram : TADEU,JOTA,JUNAIA, LOURA, ANA CLAUDIA e JUNIOR, eles agradecem a prefeita ALICE MARIA e a secretaria de saúde  pelo apoio.