data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Belmonte recebe visita da Ação Carreta da Saúde contra a Hanseníase.

feiradasaude_00028

feiradasaude_00012Na manhã deste sábado (12/07) aconteceu em Belmonte a Feira da Saúde que contou com a participação da Ação Carreta da Saúde. O projeto da empresa de medicamentos Novartis, que teve o apoio da Prefeitura de Belmonte através da Secretaria Municipal da Saúde, contou com uma carreta intinerante que vem passando por vários municipios e está  equipada com cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da Hanseniase.

O centro de saúde móvel já passou por várias cidades  do país, já atendeu mais de 17.000 pessoas em 18 estados e já diagnosticou mais de 1.900 casos de hanseniase em todo o Brasil. Durante as visitas, exames médicos gratuitos são prestados e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção e controle e da importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes.

Este projeto é desenvolvido em um esforço conjunto com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde.

feiradasaude_00021

feiradasaude_00007O público ainda contou com atendimentos de dentistas, aplicações de vários tipos de vacinas, exames de HIV, Sifiles e diabetes com acompanhamento de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além da participação da vigilância epidemiológica, do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde Familiar).

Com certeza a Ação Carreta da Saúde foi de extrema importancia para o município porque Belmonte, mas precisamente Barrolândia, chamou a atenção de todo o Brasil devido ao grande número de casos de Hanseniase que aconteceram no distrito e ainda hoje os focos da doença ainda não foram totalmente debelados.

feiradasaude_00024

A Prefeita Alice Maria Britto visitou os trabalhos e gostou do andamento das ações. Alice comentou com nossa equipe que o projeto teve uma boa aceitação no municipio e isso revela que as pessoas estão buscando se cuidar mais. “A saúde da população é muito importante para qualquer administração e estamos com várias ações nesse sentido. Já conseguimos várias conquistas como a reforma e os plantões médicos do Hospital Isabel Souto em Barrolândia, a  Unidade Básica de Saúde José Taurino (José Serrador) na Biela, estamos construindo um posto de saúde no bairro do São Benedito, além de ações internas para melhorarmos e agilizarmos ainda mais os atendimentos na área da saúde.” – Comentou a Prefeita Alice Maria Britto.

Várias pessoas receberam atendimentos durante todo o dia e no final da tarde a carreta partiu para o distrito de Barrolândia.