data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Prefeita, vereadores e ex-funcionários exigem de empresas vagas perdidas para beneficiar Eunápolis.

audiencia_veracel

Aconteceu nesta quarta-feira (16/04) a reunião, tão esperada, de reivindicação das vagas dos  ex-funcionários da empresa Julio Simões (JSL-SA),  que foram perdidas para favorecer os trabalhadores de Eunápolis. Estiveram presentes, a Prefeita Sra. Alice Maria, secretários, vereadores, sindicato da classe, representante da Veracel Celulose, JSL-SA, ex-funcionários e comunidade local.

A reunião foi apresentada pelos ex-funcionários Cristiano e Alex, que deram uma aula de cidadania e demonstraram que a justificativa dada pelo Sr. Marcelo Neiva (representante da JSL), quanto às demissões por motivo de falta de produção, não cabia nesse contexto, pois, foram apresentadas pelos ex-funcionários, todas as estatísticas relacionadas à operação da empresa, o que evidenciou, mais uma vez, que as demissões foram para privilegiar os trabalhadores de Eunápolis.

O Sr. Marcelo tentou desfocar a reunião, dando exemplos de ações sociais que a empresa fez ao Município, porém, foi rebatido pela Prefeita Alice Maria e pelo Secretário do Interior, Sr. José Raymundo, no qual disseram que ações sociais são de responsabilidade da empresa e o que estava em discursão, era a vida desses trabalhadores prejudicados.

Dentre os assuntos discutidos, o do projeto “ Menor Aprendiz”, teve grande impacto, pois, o mesmo também só favorece ao município de Eunápoilis, sendo que Belmonte e Barrolândia estão mais próximos e não são contemplados pela empresa.

A Veracel Celulose,por sua vez, com seu representante, Sr. Pedro Cardozo, acatou as demandas e sugeriu uma nova reunião, para definir a solução, juntamente com Prefeitura Municipal e JSL, marcada para o dia 28-04-2014. A prefeita Alice Maria foi enfática e disse que se não fosse resolvido a situação até esta data, ela seria a primeira a fazer uma manifestação em defesa desses trabalhadores e contou com o apoio dos vereadores e todos os presentes.

O Munícipio segue ansioso, aguardando o “plano de ação” que solucionará o impacto sócio- econômico provocado pela JSL-SA e Veracel Celulose. As empresas também se preocupam porque elas agora têm toda uma população contra elas, já que, todas as lideranças políticas da cidade estão cobrando das empresas as vagas que foram tomadas pelos funcionários de Eunápolis.

Depois da reunião deu para se notar o desconforto do Sr. Marcelo Naiva perante os resultados, pois, claramente a empresa subestimou os belmontenses e achou que eles não tinham base para as reclamações. Isso mostra que o nosso povo não é mais aquele “povo carneiro” de antigamente e que está pronto para exigir os seus direitos.

Hoje (17/04) a Prefeita Alice Maria foi à sede da Veracel expor o que estava acontecendo e apresentar suas reivindicações. Ela se mostrou preocupada com os acontecimentos e prometeu à nossa equipe que não medirá esforços para defender os belmontenses contra os interesses do município vizinho.