data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Funcionários recontratados podem ter problemas para receber os salários.

prefeitura_de_belmonteatual

Funcionários contratados, que foram demitidos em outubro, entraram na justiça e conseguiram o direito de serem recontratados pela a atual gestão agora tem uma grande preocupação que é a de trabalhar sem ter a certeza de que vão receber os devidos salários. Alguns funcionários ainda estudam buscar na justiça supostos salários retroativos ao mês de outubro quando foram efetuadas as demissões. Diante dessa situação, houve até um princípio de tumulto na última quinta-feira (08/12) porque alguns funcionários se negaram a firmar os contratos porque queriam os salários retroativos. As informações constam que vem acontecendo reuniões para montarem a ação judicial. Se isso acontecer, piorará ainda mais a situação e o município pode não suportar o rombo nas finanças.

Algumas pessoas, cientes da situação, até desanimaram e informaram à nossa equipe que não comparecerão à Prefeitura de Belmonte para firmar os novos contratos. As mesmas comentaram que o tempo é muito pouco e que podem trabalhar e não receber os salários.

Nossa equipe consultou algumas pessoas e descobriu que a parte ruim dessa história é que eles podem ter razão, já que, o contexto econômico do município não comporta mais o excesso de funcionários que existia no passado e os pagamentos podem acabar caindo nas costas da próxima gestão que pode contestar na justiça a efetuação desses pagamentos e os funcionários ficarem sem nenhum centavo.

Nossa equipe esteve conversando com alguns integrantes das equipes de Transição de Governo que nos informaram que esse perigo é real. Segundo essas pessoas, esses funcionários foram demitidos porque faziam parte do índice excedente da folha de pagamento e, se a Prefeita Alice Britto continuasse a mantê-los trabalhando, o município não fecharia as suas contas, não cumpriria a Lei de Responsabilidade Fiscal e a próxima gestão começaria com um rombo em seu orçamento inicial. “Estava tudo indo bem. O nosso cronograma estava fechado e os pagamentos das dívidas da nossa gestão estariam assegurados até dezembro. Agora não sabemos o que irá acontecer daqui pra frente porque dinheiro não cai do céu.” – Comentou uma pessoa que está auxiliando na Transição de Governo e é ligada à gestão da Prefeita Alice Britto.

Outra má noticia para os funcionários recontratados veio da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Belmonte. A mesma informou em nota que já recorreu da decisão judicial junto ao Tribunal Regional Eleitoral e que espera uma decisão favorável nos próximos dias que poderá cancelar os novos contratos. A Assessoria informou que a atual gestão não concorda com a decisão pelo fato de acreditar que o esfacelamento das contas da Prefeitura de Belmonte é uma justa causa para as demissões. “O grande problema é o controle das finanças. Infelizmente não tem recursos para comportar os pagamentos desses funcionários. Sem contar que ainda temos que pagar o décimo terceiro do pessoal efetivo, pagar fornecedores e prestadores de serviços. Essa situação pode causar muitos problemas para a cidade, essa é a nossa grande preocupação. Se essa situação perdurar, serviços essenciais serão afetados e a população sofrerá as consequências.” – Comentou Dr. Antonio Pitanga, Assessor Jurídico da Prefeitura de Belmonte.

A decisão também repercutiu no mundo político onde correligionários acusam o Vereador Carvalho e seu grupo de estarem agindo com vingança para prejudicar a Prefeita Alice. Segundo eles, o que está em jogo não é o bem estar dos funcionários, e sim, um projeto malicioso no intuito de dificultar ao máximo a vida da gestora. ” O único problema é que eles não vêem que o município é que sofre com isso e quem vai pagar a conta no final dessa picuinha são todos os belmontenses. Essa situação só beneficia os inimigos políticos da Prefeita Alice que querem se promover e destruir a reputação da gestora.” – Comentou uma pessoa ligada à atual gestão.

Enquanto o Tribunal Regional Eleitoral não se pronuncia sobre o caso a Prefeitura Municipal de Belmonte segue cumprindo a determinação judicial em vigor e espera para que a situação seja resolvida dentro de poucos dias.