data Categoria: Especial |  data Postado por redacao há 12 anos | Imprimir Imprimir
Conheça Belmonte Bahia

História

No início do século XVIII, colonos portugueses começaram o povoamento de São Pedro do Rio Grande nas proximidades do rio Grande, atual rio Jequitinhonha. Inicialmente habitada por índios Botocudos, catequizados pelos jesuítas que aí fundaram a capela de Nossa Senhora de Madre de Deus. A pequena capela foi a primeira construção do local.  Durante muito tempo a cidade foi importante porta de entrada para Minas Gerais, através do rio Jequitinhonha, única via navegável até Salto da Divisa.

Situado numa planície entre o rio Jequitinhonha e o oceano Atlântico, esse município floresceu nos bons tempos do cultivo do cacau, no final do século XIX. Em 1891, passou à categoria de cidade, inicialmente com o nome Belmonte do Jequitinhonha. Historiadores supõem que o nome Belmonte foi sugerido pelo ouvidor de Porto Seguro, em homenagem à cidade homônima portuguesa, onde nasceu Pedro Álvares Cabral.

A suposição histórica leva a crer que os primeiros “sinais de terra” (ervas flutuantes, troncos de árvores e raízes) avistados pela esquadra de Cabral, tenham partido do rio Jequitinhonha, que há 500 anos atrás deveria ser mais caudaloso, arrastando espécies da Mata Atlântica que ficavam boiando ao sabor das correntes marinhas. Na foz do rio Jequitinhonha existem manguezais com a vegetação típica que inclui caules retorcidos, com o emaranhado de seus galhos rugosos e raízes entrelaçadas à mostra, além de uma fauna riquíssima.

Geografia de Belmonte

Aspectos Físico-Geográficos e Demográficos:

A Geografia do local de Belmonte destaca-se pela sua beleza. A topografia do municipio é acidentada, com inúmeros morros e colinas recortados por vales. A cidade, entretanto, ergue-se numa imensa planice, sem qualquer elevação.

A área: É de 1947 km², com altitude de 4m acima do nível do mar e densidade demográfica de 9,13 hab./km²; Está localizada na microregião cacaueira, integrante das microregiões litorâneas e da Costa do Descobrimento. Limita-se ao Norte com Canavieiras e Mascote; Ao Sul com Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Eunápolis; A Leste com o Oceano Atlantico e a Oeste com Itapebi e itagimirim.

O Clima: É do tipo AF de KOEPEM, quente e úmido, sem estação seca. Caracterizado como intertropical úmido. Predominancia marcante das chuvas de Outono e Inverno do litoral da Bahia (Maio, Junho, Julho).
Precipitação media mensal de 85mm; Temperatura média de 32ºc, umidade relativa do ar em torno de 85%; Os ventos Dominantes sopram do quadrante Nordeste, na época quente, e do quadrante Sul, na época fria, com velocidade média anual de 2,3m/seg.

 

Localização

Belmonte está localizada no extremo sul da bahia, é a ultima cidade ao norte que pertence à Costa do Descobrimento, sendo vizinha de Canavieiras ao Norte e Porto Seguro ao sul. Existem 5 opções de se chegar lá.

 

A 1ª seria sair de Porto Seguro-BA e pegar a estrada que liga P.Seguro a S. Cruz de Cabrália, são 24km de asfalto, a viagem dura de 40 a 50 min. e acaba se tornando num passeio pois vai beirando a praia até S.Cruz Cabralia, chegando lá existe uma travessia de balsa, que sai de meia e meia hora até as 20:00 depois fica saindo de uma em uma hora, o trajeto dura de 10 a 15 minutos, a vista é linda e tambem é um passeio. Depois da travessia sobre o rio João de Tiba, tem um ônibus a espera que vai pra Belmonte nos seguintes horários: 6:50, 9:20, 13:50 e 19:50, são 42km de asfalto até Belmonte passando por Stº. André, Stº. Antonio, Guaiú e Mogiquiçaba. A viagem dura em torno de 50 min a 1 hora.
Ao todo, de Porto Seguro até Belmonte são 66 Km de asfalto novinho c/ vista p/ o mar.

 

A 2ª opção seria vir pela BR 101 e pegar a estrada para Itápebi, a estrada é de paralelepípedo até Itápebi depois é estrada de chão até Barrolandia, em seguida somasse mais 59Km até Belmonte pelo asfalto.

 

A 3ª opção seria pegar uma pista asfaltada feita pela fábrica Veracel, a entrada fica na BR-101 logo depois da entrada de Itápebi indo em direção ao norte. A via é movimentadissima de carretas e caminhões e são 12 Km a mais até Barrolandia.

 

A 4ª seria pelo rio, saindo de Canavieiras por meio de uma lanchinha. O trajéto dura apenas 40 minutos. Praticamente é um passeio ecológico pois pode-se observar a exuberancia dos rios Pardo e Jequitinhonha passando por seus manguezais, ilhas fluviais e barras. Não existem horários fixos de viagem, em geral as saidas são feitas sempre na maré cheia.

 

A 5ª e ultima opção seria por via aérea visto que Belmonte possui um aeroporto mas encontrasse em desuso. Todavia se voçê possui um jatinho seja bem-vindo.

Belmonte te espera de braços abertos!!!

 

Informações do Município

Dados Estatísticos
Fundação: 1764
Emancipação: 23 de Maio de 1891
Distancia da Capital: 720 Km
População Total de Habitantes: 19968
Total de Eleitores: 14850
População Urbana 11617
População Rural: 8351

 

Ultilitários
Hospitais: 1
Postos de Saúde: 2
Ag. Bancária: 1 (Banco do Brasil)
Correios: 1
Aeroporto: 1
Porto: 1
Rodoviária: 1
Cine-Theatro: 1
Bliblioteca: 1
Pousadas: 5
Emissoras de Rádio: 1
CEP.: 45800.000

 

Economia de Belmonte

A Economia do município é bastante diversificada: Agricultura, Pecuária, Pesca, Comércio, Indústria, Serviços e Turismo.

Agricultura: Antes da vassoura de bruxa, o produto que mais se destacava era o Cacau, representando 80% da economia do município no século passado, ainda hoje ele é uma importante fonte de renda porem representando apenas 17% em seguida vem o Côco da Bahia e a Piaçava.

Pecuária e Pesca: As produções destes segmentos tem considerável e elevada significancia na renda do município.

Comércio e Indústria: Responsável pela grande maioria de empregos gerados em Belmonte, passou a ser a principal fonte de renda local.

Serviços e Turismo: São os que tem menor representatividade na economia local mas não deixam de ser considerados significantes e influentes.

 

FONTE: www.belmontebahia.com