data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Acordes belmontenses ecoam e impressionam na comemoração ao 02 de julho em Salvador.

“Nasce o sol a 2 de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol, até o sol é brasileiro”

lyraemsalvador00037

O Cortejo que acontece na capital baiana em homenagem ao 02 de julho, data em que todos os baianos comemoram a independência da Bahia, teve acordes diferentes esse ano. Estamos falando da participação da Filarmônica Lyra Popular de Belmonte que foi convidada para participar do evento.

lyraemsalvador00134

O Cortejo se iniciou por volta das 09:00Hrs da manhã onde a Lyra Popular de Belmonte seguiu junto ao Carro do Caboclo e da Cabocla em sentido à Praça da Sé. Além da Lyra de Belmonte, o desfile cívico reuniu dez filarmônicas e três grupos da cultura popular que apresentaram seus repertórios para o público. A grade incluiu participações da Lira Popular Muritibana (Muritiba); Filarmônica Ambiental (Camaçari); Filarmônica 19 de Setembro (Ibipeba); Filarmônica Amigos da Música (Wenceslau Guimarães); Filarmônica 4 de Janeiro (Itiúba); Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila); Filarmônica 1 º de Maio (Salvador); Filarmônica 2 de Janeiro (Jacobina), Associação Filarmônica Lira Nordestina (Nordestina), além dos grupos da cultura popular baiana Samba de Roda e Maculelê Raízes de Santo Amaro; Bonecões (Mamulengo da Bahia) e Chegança dos Marujos Fragata Brasileira.

lyraemsalvador00271

Na parte da tarde os músicos belmontenses retornaram o percurso em direção ao Campo Grande aonde foi encerrado o evento. Na parte da noite a Lyra Popular de Belmonte foi convidada para fazer uma apresentação na casa do Sr. Rimando Troccoli, onde ele, seus familiares e amigos ficaram impressionados com a qualidade musical da filarmônica belmontense. Logo após agraciar a todos os soteropolitanas e também aos belmontenses saudosos da nossa grande terra, A Lyra Popular de Belmonte começou a sua viagem de retorno para casa. Os músicos saíram de Salvador por volta das 21:00Hrs e chegaram em Belmonte às 07:00Hrs da manhã desta sexta-feira (03/07).

mosaico_2dejulho

Os músicos ficaram orgulhosos de participarem dessa grande festa cívica e comentaram com a nossa reportagem que acharam a viagem incrível. A diretoria da Filarmônica aproveitou o ensejo e fez questão de agradecer ao Governo do Estado pelo convite e à Prefeita Alice Britto que não mediu esforços para disponibilizar um ônibus de qualidade que amenizou o cansaço da viagem e permitiu uma melhor performance na apresentação. A diretoria ainda agradeceu ao Sr. Arnaldo, Naira e toda a equipe da FUNCEB pelo total apoio. Também agradeceu ao Sr. Raimundo Troccoli e familiares pela calorosa recepção em sua casa e, por fim, a todos que dedicaram que rezaram para que tudo desse certo.