data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Governo do Estado manda técnicos para avaliar estragos causados pelas chuvas na BA-001.

saobenedito00001

Nesta segunda-feira (29/06) a chuva finalmente deu uma trégua depois de castigar a cidade de Belmonte durante todo o final de semana. Logo pela manhã, aproveitando a estiagem, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura foram ver o maior problema causado pelas chuvas que foi a interdição da BA-001 em um ponto entre o distrito de Mogiquiçaba e o trevo do Rio Preto causada por uma enorme cratera que se abriu no meio da pista tragando um caminhão-baú que passava no momento pelo local. Esse fato aconteceu nas primeiras horas da noite de domingo (28/06), deixando o tráfego de veículos pelo local interrompido, já que, se corria riscos da cratera aumentar e causar um acidente ainda maior.

estrada_buraco00005

O Sr. Carlos Cruz, Secretário Municipal de Infraestrutura, esteve no local e comentou com nossa reportagem que a Prefeita Alice Britto já tinha entrado em contato com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e conversou com o Dr. Saulo, diretor do órgão, e que o mesmo já estava mandando técnicos para avaliarem os estragos e começar as obras para recuperar a rodovia.

estrada_buraco0000100

Ainda pela manhã um guincho foi enviado ao local para retirar o caminhão que tinha caído dentro da cratera, enquanto isso, funcionários da Prefeitura de Belmonte sinalizavam o local e pediam para que os motoristas voltassem e fossem pelo outro acesso que passa pelo distrito de Barrolândia.

estrada_buraco00004

Por volta das 14:00Hrs os técnicos comandados pelo Sr. Marcio Brandão, engenheiro da Secretaria Estadual de Infraestrutura, chegaram ao local e foram recebidos pelo Sr. Carlos Cruz. Os técnicos avaliaram a situação e solicitaram os equipamentos e máquinas para o começo das obras de reparos. O Sr. Marcio Brandão informou que as máquinas e os operários deverão estar chegando no final da manhã desta terça-feira (30/06) e colocou que os mesmos já tem ordens para começar os serviços imediatamente. O Sr. Carlos Cruz informou que a Prefeitura Municipal de Belmonte também estará dando apoio nos trabalhos e que ajudará no que for preciso para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.

estrada_buraco00007

Nossa equipe também entrou em contato com a empresa Expresso Brasileiro para saber como estava sendo a situação das pessoas que dependem do transporte público para se locomoverem. A empresa informou que os horários da linha Belmonte X Santa Cruz Cabrália estão sendo cumpridos e que um ônibus está levando os passageiros até o local da cratera, e que, chegando lá, os passageiros fazem a travessia a pé e pegam um ônibus do outro lado para continuarem a viagem.

estrada_buraco00008Ainda na parte da tarde desta segunda-feira (29/06), seguindo as orientações dos técnicos e engenheiros do estado, a Prefeitura aterrou uma parte da pista para permitir a passagem de veículos pequenos pelo local. Infelizmente, os veículos grandes ainda terão que fazer os acessos que passam por Barrolândia se quiserem chegar à sede do município de Belmonte.

Por enquanto, como foi dito, o local foi liberado parcialmente para o tráfego de veículos pequenos e os técnicos torcem para que as chuvas dêem uma trégua para que as obras comecem. Os técnicos do estado foram também questionados sobre a situação do restante da rodovia que se encontra com o asfalto cheio de buracos. Os mesmos informaram que não há previsão de um recapeamento e que apenas farão mais uma operação “tapa-buracos” com o apoio da Prefeitura de Belmonte para amenizar o problema enquanto o estado não começa as obras de recuperação total de toda a BA-001.