data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Crise em delegacias da Costa do Descobrimento prejudica o combate à criminalidade.

delegacia_portoseguro_radarnoticias.com.br

A Segurança Pública na Costa do Descobrimento está passando por sérios problemas. Estamos falando das dificuldades enfrentadas pelas delegacias das cidades de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Os problemas são inúmeros e vão desde a falta de efetivo da Policia Civil até a situação da estrutura das delegacias.

Nem a Delegacia Territorial de Porto Seguro, que é a delegacia central da Costa do Descobrimento, está em uma situação mais confortável e até a sua carceragem está interditada pela justiça desde novembro do ano passado por causa das condições precárias de sua estrutura. Para se ter uma ideia, a unidade já sofreu só esse mês duas fugas bem sucedidas de presos. Infelizmente, as consequências da situação estão repercutindo nas cidades de Belmonte e Santa Cruz Cabrália porque as pessoas que eram presas em flagrante delito pelas Policias Militares dessas cidades no período da noite e finais de semanas eram levadas para Porto Seguro para ser registrado o flagrante porque as delegacias desses locais não podem receber os presos por não contar com efetivos de Policiais Civis para trabalharem nesses períodos.

Agora, com a situação de Porto Seguro a coisa piorou e os presos que vem de Belmonte e Cabrália estão tendo que ser apresentados na Delegacia de Eunápolis, já que, a Delegacia de Porto Seguro só irá receber conduções da própria cidade . Tal situação deixa as duas cidades citadas desprotegidas porque as viaturas que atendem essas localidades ficam fora da área por várias horas devida à longa viagem e ao período de apresentação dos meliantes. Sem contar com o desgaste dos policiais militares em serviço e com o perigo de acidentes durante a viagem.

A falta de efetivo da Policia Civil também prejudica as investigações em Belmonte e Santa Cruz Cabrália e acaba sobrecarregando a Policia Militar que acaba se tornando muitas vezes a única forma dos moradores procurarem ajuda. Diante da situação, uma cooperação foi firmada entre a Policia Militar de Belmonte e a Policia Civil da cidade e em muitos casos o delegado da cidade requisita apoio da corporação para se fazer diligências e operações por ter um número reduzido de agentes à sua disposição.

A população também já percebe os reflexos dessa situação. Como prova disso, as ocorrências de furtos e roubos à mão armada estão aumentando. Em Porto Seguro, o crime que está reinando é o roubo de motocicletas e o modelo preferido dos bandidos é a Honda Broz. Em Belmonte, na semana passada, ocorreu uma assalto à mão armada que teve como vítima um professor e um ladrão destelhou uma casa e invadiu a residência e só não consumou o furto porque o dono da casa se levantou no meio da noite e flagrou o meliante no meio da casa que fugiu assustado quando foi descoberto pelo mesmo lugar que entrou. Em Santa Cruz Cabrália também vem ocorrendo diversos assaltos no comercio e disputas de pontos de drogas entre facções rivais. Um fato também que deve ser notado é que o tráfico de drogas vem se fortalecendo em toda a Costa do Descobrimento por causa de fragilidades enfrentadas na Segurança Pública. Policiais abordados por nossa reportagem acreditam que esse aumento de ocorrências se deve à falta de investigações para se chegar aos bandidos e prendê-los e dizem que a Policia Civil está enfraquecida e a Policia Militar não tem condições de acumular funções, já que, também tem os seus problemas internos.

Nossa equipe apurou que todos esses fatos já são de conhecimento das autoridades, mas, até o momento, não se tem nenhuma solução à vista para resolver essa situação grave que coloca em perigo a vida de cidadãos e aumenta ainda mais a sensação de impunidade.