data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Agricultores familiares aprendem com experiência do distrito de União Baiana, em Itagimirim.

Foto_agricultura_veracel

No dia 08/05, os agricultores do Projeto Agrovida, situado na sede de Itagimirim e iniciado no final do ano passado, tiveram oportunidade de ampliarem seus conhecimentos sobre as atividades no campo. Eles participaram de uma visita ao Projeto Roça do Povo, no distrito de União Baiana, no mesmo município, iniciado em 2007. O objetivo da iniciativa promovida pela Veracel Celulose foi possibilitar o intercâmbio de experiências sobre práticas de geração de renda a partir da agricultura familiar. Os visitantes puderam conhecer todo o processo de desenvolvimento do projeto e as perspectivas para o futuro. Também foram apresentadas as técnicas de produção da Casa de Farinha da comunidade e os diversos alimentos produzidos a partir da mandioca. Os projetos Agrovida e Roça do Povo são apoiados pela Veracel e ambos têm o objetivo de promover e desenvolver a agricultura familiar na região. Nesta reunião, também participaram o Prefeito de Itagimirim e representantes das diversas secretarias do município, além de colaboradores da Veracel.

Foto (8)

“Estou contando os dias para começar a plantar e iniciar a produção”, afirma Samara Damasceno Silva, que atualmente trabalha como diarista na cidade e está vendo nesse projeto uma alternativa de melhorar a renda de sua família. “Estou muito feliz e animada para que comece logo. Tenho certeza que vai dar muito certo”, afirmou confiante a dona de casa e futura agricultora Rosenilda Rodrigues da Silva. Para ela, esse projeto será a realização de um sonho.

Além de disponibilizar as terras em regime de comodato e insumos para o plantio, os agricultores participaram de oficinas de capacitação agrícola e questões relacionadas à promoção de Associativo Rural e Cooperativismo. De acordo com a especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Bianchi, este encontro motivou ainda mais estes agricultores, uma vez que eles puderam ver de perto uma iniciativa local que já vem dando certo. Ainda foto_agricultura_veraceo2segundo Bianchi, o conhecimento adquirido com os projetos em andamento facilita sua implantação em novas comunidades e a expectativa é que até o final do ano ele esteja concluído na sede de Itagimirim. “O próximo passo é a preparação da terra para o início dos plantios. Acreditamos que em breve estes agricultores já estarão trabalhando em suas áreas como já acontece em Mundo Novo, Eunápolis”, esclarece. 

 

SEMEANDO BONS FRUTOS – O Projeto Agrovida é um programa de agricultura familiar voltado para a produção de alimentos para consumo da própria comunidade, fornecimento de alimentos para a merenda escolar e instituições do município. Iniciado em 2009 na comunidade de Ponto Central, distrito de Santa Cruz Cabrália, sua metodologia está sendo replicada no distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, e agora em Itagimirim. A proposta é estendê-lo para outras comunidades da região. A iniciativa faz parte do cumprimento de acordo feito no Fórum Florestal do Sul da Bahia, com destinação de áreas de recuo existentes entre as comunidades e os plantios de eucalipto  nas áreas de influência da empresa com finalidade socioeconômica para produção de gêneros agrícolas.