data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Falha em gerador do Hospital de Belmonte põe pacientes em risco e preocupa Secretaria da Saúde.

hospital_belmonte

Nossa redação recebeu nesta quinta-feira (23/04) uma denúncia grave sobre o Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas e nesta manhã nossa equipe foi a campo para averiguar a veracidade dos fatos e saber da Secretaria Municipal da Saúde que providências estavam sendo tomadas.

Algumas pessoas, que não quiseram se identificar, denunciaram à nossa equipe que nesta quarta-feira (22/04) houve uma falta de energia nas imediações do Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas. Segundo informações, o gerador de emergência da unidade não funcionou deixando todo o prédio sem energia. Tal fato ocorreu no momento em que os médicos e enfermeiros estavam atendendo um paciente em situação grave e os profissionais tiveram que fazer manobras manuais porque o aparelho que possibilita a respiração artificial de pacientes nesses casos não funcionou porque estava sem energia. Diante do fato, uma equipe de eletricistas da Prefeitura Municipal de Belmonte foi chamada às pressas para providenciar uma ligação improvisada na rede da COELBA que estava funcionando na vizinhança da área afetada para que o hospital fosse abastecido e as medidas de estabilização do paciente e sua posterior remoção para outra unidade de saúde fosse realizada. As denuncias ainda constam que não é a primeira vez que problema com os geradores, que são fornecidos pela empresa GERAPORTO, acontecem e que esse fato vem representando perigo para a saúde dos belmontenses.

De posse das informações a nossa equipe procurou a Srª Anna Marcia Del Rey, Secretária de Saúde, para nos explicar o que estava acontecendo. Anna Marcia confirmou as informações e citou que, por causa dessa ocorrência, ficou das 00:30Hrs às 04:00Hrs no Hospital tentando, junto com a direção da unidade, resolver a grave situação. A secretária afirmou também que não é a primeira vez que isso acontece e que a empresa GERAPORTO demora muito no atendimento das ocorrências. Anna Marcia informou que essa pendência já foi informada várias vezes à empresa e já foi registrado em uma Comunicação Interna à Secretaria de Administração o fato. Anna Marcia ainda relatou à nossa reportagem que já teve vezes de ligar para a empresa e não conseguir contato por telefone, fato que vem criando situações difíceis para a administração do hospital. A Secretária também informou à nossa equipe que já avisou à administração municipal que se preocupa também com outro gerador que está contratado para abastecer a sala refrigerada da Secretaria Municipal de Saúde, onde ficam armazenadas as vacinas. “Eu temo que, por causa da falta de manutenção, o gerador contratado não funcione em uma eventual falta de energia. Esse fato pode trazer um prejuízo muito grande para o município e para a população.” – Comentou Anna Marcia.

Nossa equipe ainda apurou que o Tribunal de Contas dos Municípios notificou a Prefeitura Municipal de Belmonte sobre o preço dos aluguéis dos geradores. Segundo o órgão, os valores que são pagos dariam para a Prefeitura pagar as prestações dos seus próprios geradores. Segundo o TCM, seria mais vantajoso para o município do que ficar pagando eternamente aluguéis dos equipamentos. Confrontada com essa informação, a Secretária nos respondeu que não é contra a aquisição dos equipamentos, desde que, a Prefeitura de Belmonte capacite funcionários para a manutenção dos mesmos. A Secretária terminou a entrevista informando que medidas já estão sendo tomadas para a resolução do problema e que a Prefeita Alice já estuda até a suspensão do contrato com a empresa GERAPORTO.