data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Secretário de Educação de Guaratinga esclarece uso indevido de ônibus escolar durante o carnaval.
secretariodeguaratinga

Secretário de Educação de Guaratinga, Paulo Galdino Mares.

 

O secretário de Educação de Guaratinga, Paulo Galdino Mares, apresentou, na sexta-feira (20), sua versão sobre o uso de dois ônibus escolares para viagens durante o carnaval. Os veículos foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal no final da tarde de terça-feira (17), quando retornavam a Guaratinga. Pelo menos um dos passageiros estava em traje de banho.

Segundo o secretário, os veículos teriam sido disponibilizados por não haver transporte escolar naquele período. Um veículo teria sido cedido a membros da Igreja Católica para um evento religioso na cidade de Eunápolis. O outro teria sido para cumprimento de compromisso com professores do município em Porto Seguro. Segundo ele, a denúncia do uso indevido dos ônibus poderia ter partido de algum usuário do veículo. As denúncias constam que o ônibus escolar estava sendo usado para transportar “turistas” da cidade para curtir o carnaval de Porto Seguro.

guaratinga

Embora os ônibus tenham sido liberados para seguir viagem com os passageiros, a documentação ficou apreendida e será encaminhada, juntamente com o relato da Polícia Rodoviária Federal, ao Ministério Público Federal, para apuração da denúncia por uso indevido dos veículos, doados à prefeitura de Guaratinga pelo Governo Federal, através do programa Caminho da Escola.

Sob o aspecto legal, pouco importa se os passageiros que estavam no ônibus escolar eram foliões que havia pulado o carnaval ou fiéis católicos que retornavam de evento em Eunápolis, pois a resolução nº 45 do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), “o uso dos veículos do programa Caminho da Escola adquiridos por prefeitos e governadores de todo o país devem ser usados exclusivamente no transporte de estudantes das redes públicas”. Ressaltamos também que esse não é um fato isolado, já que, essa prática é bastante difundida entre as Prefeituras de toda a região. Não é raro ver ônibus escolares, fora do período de aulas, transportando os mais diversos públicos para um variado número de eventos. Esperamos que, com esse exemplo, essa prática chegue ao fim e que esses veículos sejam usados somente para o seu devido fim que é o transporte escolar em períodos de aulas.