data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Alunos da UFSB visitam Dona Dagmar e ficam impressionados com seu trabalho e suas obras.

donadagmar00002

Na última sexta-feira a artesã mais conhecida de Belmonte recebeu uma importante visita. Estamos falando da Dona Dagmar que recebeu na Cerâmica 14 irmãos os alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A visita faz parte do componente vocacional de docência da UFSB e promove o encontro de mestres populares com os professores da universidade e nesse encontro Dona Dagmar foi a mestra ceramista para ensinar os belos trabalhos que faz.

donadagmar00018

Os alunos vieram na companhia da professora Alessandra e ficaram encantados com a beleza da obras de Dona Dagmar e, sob a supervisão da mesma, os alunos meteram a mão na massa e fizeram algumas obras seguindo os ensinamentos e dicas da artesã belmontense.

donadagmar00031

Logo após a aula, a comitiva da UFSB seguiu de barco subindo o Rio Jequitinhonha para conhecer o local onde Dona Dagmar pega o barro para fazer suas obras-primas a comitiva também percebeu a dificuldade que ela enfrenta para conseguir o material e transformar nas mais lindas obras que eles admiraram na Cerâmica 14 irmãos.

Os alunos ficaram encantados com tudo e comentaram durante a visita para a nossa equipe que Dona Dagmar é uma verdadeira artista por causa da simplicidade das suas ferramentas desde a coleta do material até a confecção da obra final.