data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Equipe da Secretaria de Saúde ministra palestra sobre Saúde do Homem para Policiais Militares.

novembroazul00007

novembroazul00002As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte estão empenhadas na Campanha Novembro Azul voltada para a saúde do homem e intensificando as abordagens no Câncer de Próstata, uma das principais doenças que atingem o homem e uma das que mais fazem vítimas a todo ano. Um dos principais obstáculos no combate da doença é o preconceito e o tabu que os homens tem em realizar o exame de Toque Retal que é o mais indicado para se identificar a doença. A enfermeira Ana Paula abordou que os homens só procuram o sistema de saúde quando já estão bem doentes e que isso reduz muito as chances de cura. “A diferença dos homens para as mulheres é que as mulheres sempre fazem visitas periódicas ao médico e o homem é mais displicente com a saúde. Esse fator se traduz na longevidade de vida, já que, as mulheres geralmente vivem mais do que os homens.” – Comentou Ana Paula.

 

novembroazul00003
Como parte das ações da campanha, foi realizada uma palestra nesta terça-feira (25/11) na sede da Câmara de Vereadores que teve como público os Policiais Militares da cidade. A palestra abordou justamente esse tema e alertou aos presentes sobre a grande importância dos exames preventivos e de idas mais frequentes aos serviços de saúde. Foi abordado na palestra que o Câncer de Próstata tem cura em 90% dos casos quando descoberto no início e que o toque retal tem apenas um pequeno desconforto mas, que traz como benefício, uma vida mais longa e de qualidade.

 

1novembroazul00001
novembroazul00004Os policiais assistiram atentos à palestra e fizeram algumas perguntas sobre o tema. Logo após, os mesmos preencheram uma ficha fornecida pela equipe da palestra para se fazer um perfil de cada um e se identificar possíveis costumes e indivíduos pretensos a apresentarem a doença. “Foi muito boa essa palestra porque conseguimos abordar um grupo que, por causa da cultura máscula da profissão, costuma a ter mais resistência em procurar ajuda médica em um caso tão delicado como esse e acredito que conseguimos conscientizar a todos sobre a grande importância dos exames preventivos.”
A palestra terminou com aplausos dos presentes e logo após os participantes, juntamente com a equipe, posaram para fotos. A equipe de Palestra da Secretaria Municipal de Saúde foi formada por: Ana Paula (enfermeira), Sandra Marinho (fisioterapeuta), Margareth (Coordenadora de Saúde da Mulher), Luiza Melo (Nutricionista). A equipe informou à nossa reportagem que várias palestras vêm acontecendo desde o começo do mês e que no dia 30/11 acontecerá um grande evento de encerramento da campanha na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) onde todas as pessoa que participaram das palestras poderão se divertir com diversas atrações, sorteios de brindes, jogos e uma grande feijoada que será servida para o público presente no evento.