data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
TCM-BA aprova as contas do primeiro ano de gestão da Prefeita Alice Maria Britto.

prefeituradebelmonte

Depois de 05 anos consecutivos de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Belmonte, já na gestão da Prefeita Alice Maria Britto, consegue aprovar com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2013.

Para quem não sabe, o Tribunal de Contas dos Municípios é o órgão que fiscaliza todos os movimentos contábeis das prefeituras da Bahia no intuito de assegurar que os recursos estejam sendo usados corretamente. O Tribunal de Contas é um órgão consultivo e serve para auxiliar as Câmaras de Vereadores e o Ministério Público que são os responsáveis por fiscalizar e punir os maus gestores. Para se ter uma ideia, os critérios do TCM são tão rigorosos que a maioria das prefeituras baianas teve as contas rejeitadas pelos mais diversos problemas.

Apesar das ressalvas, a vitória não deixa de ser importante porque mostra uma melhora na contabilização dos recursos públicos. Para se ter uma ideia, A última aprovação de contas da Prefeitura de Belmonte aconteceu somente no ano de 2007, sob o mandato do ex-prefeito Iêdo Elias e de lá até 2012 a equipe econômica do ex-gestor não conseguiu mais o mesmo feito.

A equipe econômica da Prefeitura de Belmonte comemorou a notícia e a assessoria da Prefeita Alice Maria informou à nossa equipe que essa aprovação é muito importante porque foram as contas do primeiro ano da atual gestão, momento em que, estava se adequando a administração a um novo projeto de governo.

O setor jurídico da Prefeitura Municipal de Belmonte informou à nossa equipe que as ressalvas aconteceram por causa de pequenos erros contábeis que já estão sendo detectados e resolvidos e que há na administração atual uma crescente busca pela excelência.