data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Associação Zumbi dos Palmares comemora dia da Consciência Negra em Belmonte.

capoeira4

A Associação Zumbi dos Palmares realizou no último dia 20/11 um encontro de capoeiristas para comemorar o Dia da Consciência Negra na mesma data foi lembrado o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores guerreiros da história do Brasil na luta contra a escravidão. A história conta que Zumbi dos Palmares foi criado por um padre e lutou ferrenhamente contra o sofrimento da escravidão vivido por seus irmãos e foi nessa luta que Zumbi dos Palmares acabou tombando no dia 20 de novembro de 1965.

Devido à data histórica  o presidente da Associação Zumbi dos Palmares e contramestre Badaró realizou um grande evento na Associação, onde um grande número de capoeiristas se reuniram em uma grande roda  para homenagear o grande herói negro. A primeira parte do evento aconteceu na sede da Associação Zumbi dos Palmares onde contou com a presença massiva da comunidade que se reuniu para assistir as evoluções dos capoeiristas. Logo após, os atletas se dirigiram para o encontro da Av. Riomar com a Av. 23 de Maio para continuar com as apresentações reunindo um número muito maior de pessoas e marcando essa importante data de vitórias contra a escravidão.

O evento foi muito bonito e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte que foi representada pela Secretária de Esporte Carolina Damasceno que estava acompanhada pelo seu marido Dilson Santos. Também marcou presença no evento o Vereador Aelso Matos (Calango) que se alegrou e mencionou o evento como uma legítima manifestação das culturas Belmontense e Baian0.

Também participaram da festa capoeiristas de Barrolândia, os professores de capoeira Hulk, Galego e Clodor, juntamente com a instrutora Gisele.

Fotos: César Badaró