data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 9 anos | Imprimir Imprimir
Mais uma vítima da violência crescente em Belmonte.

vitima_tiro

Infelizmente nem tudo é festa em Belmonte e no último sábado (15/11) mais um acontecimento foi parar nas estatísticas violentas da cidade. O fato aconteceu por volta das 03:00 Hrs da madrugada nas imediações do trailler Vianna Lanches onde um homem identificado pelo nome de Reinaldo Costa Roberto foi alvejado por um tiro logo abaixo do braço direito na região do tórax. As informações constam que o autor do disparo teria sido um indivíduo conhecido como Diêgo Baixinho e que o motivo da agressão teria sido por envolvimentos com o tráfico de drogas. A vítima não conseguiu falar com os policiais por causa das fortes dores e foi atendida no Hospital Dr. José da Costa Pinto Dantas.

O tráfico em Belmonte vem crescendo bastante e a cada dia um novo ponto de drogas surge em ruas que antes eram tidas por locais de pessoas de família e totalmente pacatas. Parte desse crescimento acontece pelas péssimas condições de segurança pública que existe na cidade. A Policia Civil não tem efetivo suficiente para manter a delegacia aberta e a unidade policial funciona só em horários administrativo. O prédio onde funciona a mesma está em péssimas condições de funcionamento e é alvo de várias fugas de indivíduos perigosos que não deveriam estar na sociedade e a situação ainda se agrava quando a viatura da Policia Militar tem que levar um meliante para a Delegacia de Porto Seguro, já que, é a única que recebe os presos fora do horário comercial. Nesse deslocamento a cidade fica totalmente desprotegida e livre para as ações de meliantes. As informações ainda constam que, devido às condições de trabalho, várias ocorrências atendidas pela Policia Militar ficam prejudicadas, já que, as guarnições tem que selecionar o que realmente vale a pena conduzir para Porto Seguro deixando a população com a sensação de completa insegurança.

Outra situação que agrava a violência é falta de empregos para os jovens em Belmonte. Alguns com um pouco mais de condições migram para outras cidades e os jovens que não tem essa opção ficam desocupados no município, se tornando alvos fáceis para os traficantes que recrutam essa “mão-de-obra” ociosa para distribuírem as drogas nas ruas e em festas. Essa situação infelizmente está muito longe de se chegar a uma solução porque a cidade não tem atrativos para os grandes empresários por causa das dificuldades de acesso, já que, Belmonte é muito longe dos grandes centros da Costa do Descobrimento e a situação de transportes é muito ruim. A estrada Belmonte x Canavieiras seria a esperança da cidade, mas, se passaram vários anos de promessas que nunca saíram do papel e, para que, essa rota fosse realmente viável, seria preciso que se tirasse a travessia de balsa entre o povoado de Santo André e a cidade de Santa Cruz Cabrália pois, só assim, teríamos uma verdadeira integração das regiões onde uma pessoa poderia sair de Salvador e chegar a Porto Seguro usando carro ou ônibus pela metade do tempo e poderia passar por vários centros turísticos e industriais como Itabuna, Itacaré Ilhéus, entre outras cidades importantes. Infelizmente estamos carecas de saber que a Balsa nunca sairá dali e teremos que conviver com os atrasos dos péssimos serviços durante muito tempo.

A grande verdade é que Belmonte tem como melhorar. O que precisa é de cobranças por parte da população e de interesse dos nossos governantes. Governantes entendam não é só a prefeita, e sim, Governo do Estado e até o Governo Federal. O que é inegável é que o povo precisa de ajuda ou veremos a nossa querida Belmonte se afundar cada vez mais no submundo do crime, das drogas e do desemprego.