data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
07 de setembro é comemorado com grandes desfiles e muita emoção em Belmonte.

desfileembelmonte_00003

desfileembelmonte_00047A educação está atrelada às atitudes sociais, culturais e cívicas, sendo que a escola é tida como base para a formação de indivíduos conscientes, detentores do saber e da evolução histórica. É preciso difundir a importância dos fatos históricos, como eles interferem na formação dos cidadãos e nos permite situarmos no tempo e espaço, conhecendo o ontem, identificando o reflexo deste no hoje e viabilizando a compreensão do amanhã. Com esse pensamento o Desfile comemorativo da Independência do Brasil teve o tema Processo da Independência do Brasil. A data que se comemora a Independência do Brasil é o dia 07/09, mas o desfile foi realizado no sábado (06/09), fruto do acordo entre a Prefeitura Municipal de Belmonte e os profissionais de educação que preferiram deixar o domingo para descansar.

Todo o município comemorou essa importante data cívica em diversas localidades e a festa começou desde o dia 05/09 com um grande desfile que aconteceu nos povoados de Santa Maria Eterna e Boca do Córrego.

desfileeentregadeambulanciaembarrolandia_00046

Na manhã do dia 06/09 foi a vez das comemorações acontecerem em Belmonte. Para marcar a Independência do Brasil a cidade proporcionou aos visitantes e moradores um grande e lindo desfile que contou com várias alas e estava dividido da seguinte forma:

01 – ALA DE FRENTE – POVOS PARTICIPANTES DO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – F.E.P.C.
02 – REVOLTA DOS BECKMAN (1684) – NÚCLEO RURAL I
03 – GUERRA DOS EMBOABAS (1708 – 1711) – ESCOLA ANTONIA PORTO
04 – GUERRA DOS MASCATES – (1710 – 1711) – ESCOLA PROFESSOR LUCIO COELHO
05 – REVOLTA FELIPE DOS SANTOS – (1720) – ESCOLA GLAUCIA PATERNOSTRO
06 – CONJURAÇÃO MINEIRA – (1789) – ESCOLA EDGAR SANTOS
07 – CONJURAÇÃO CARIOCA – (1794) – ESCOLA EDGAR SANTOS
08 – REVOLTA PERNAMBUCANA – (1817) – ESCOLA LÍCIA PATERNOSTRO
09 – ALA DO SETE DE SETEMBRO – (1822) – ESCOLA DR. JOSÉ TEIXEIRA DE FREITAS
10 – ALA DO 2 DE JULHO – (1823) – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL PEDRO CALMON

Além das diversas alas temáticas o grande público ainda contou com as evoluções dos músicos da FAMUP e BAMTIB, respectivamente as fanfarras do Complexo Escolar Polivalente e da Fundação Educacional Pedro Calmon. O povo vibrou com o desfile que contou com os alunos caracterizados com as vestimentas das suas respectivas alas. A prefeita Alice Maria Britto, juntamente com seus familiares, secretários municipais e vereadores da base aliada acompanhou o espetáculo e parabenizou a todos pela grande festa.

desfileeentregadeambulanciaembarrolandia_00002

entregadeambulanciaembarrolandia_00001Na parte da tarde, por volta das 15:00 Hrs foi a vez das escolas de Barrolândia ir para as ruas em um grande desfile. As escolas seguiram o mesmo tema do desfile de Belmonte e a FAMUP e a Fanfarra de Barrolândia foram as responsáveis pelas evoluções musicais. A Prefeita Alice Maria Britto e sua comitiva estiveram presentes e acompanharam o desfile. A prefeita ainda aproveitou para realizar a entrega de uma nova ambulância que servirá para o transporte de doentes do distrito conseguida a pedido do deputado Marcelo Nilo ao Governo do Estado. “Fico feliz em estar comemorando essa importante data cívica com mais uma vitória para o nosso povo. O nosso município vem melhorando muito e seguiremos trabalhando e cumprindo as nossas metas para uma Belmonte melhor.” – Comentou a Prefeita Alice Maria.

 

7setembro032

No dia 07/09 aconteceu logo pela manhã o hasteamento da Bandeira Nacional em frente à Sede da Maçonaria União & Sigilo. Os integrantes da entidade compareceram e felicitaram a todos os presentes mostrando a importância histórica da data. As filarmônicas XV de Setembro e Lyra Popular de Belmonte estavam presentes e executaram o Hino de Belmonte e o Hino Nacional Brasileiro. Logo após à cerimônia os membros da Marçonaria e as duas filarmônicas seguiram para a Sede da Prefeitura Municipal de Belmonte onde estavam sendo esperados pela Prefeita Alice Maria Brito para o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Belmonte e da Bahia. As bandeiras foram hasteadas pelo vereador Aelso Matos, pela Prefeita Alice Maria Britto e pelo presidente do legislativo municipal, o vereador Alvino Matos. A prefeita Alice Maria Britto enfatizou em seu pronunciamento a importância da participação da Maçonaria na Independência do Brasil e parabenizou as Filarmônicas da cidade por serem vencedoras na luta para preservar a cultura belmontense. “É importante essa data e temos que lembrar que só vencemos essa batalha pela independência porque estávamos unidos, por isso, temos que preservar a união para que possamos continuar crescendo e alcançarmos uma Belmonte e um Brasil muito melhor.” – Comentou a Prefeita Alice Maria Britto à nossa equipe.