data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Soldados são homenageados pelo seu dia em Cabrália.

soldado-014

25 de agosto é comemorado o dia do soldado. Este dia é especialmente dedicado para homenagear o herói militar brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias. Esta data é sempre celebrada em 25 de agosto, data do nascimento de Caxias.

Ao longo do século XX, esta data foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Atualmente a data escolhida para homenagear as forças armadas brasileiras é o dia 7 de setembro, quando é comemorado a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República. Em ambos os eventos, podem ocorrer paradas militares.

Em Cabrália também não aconteceu parada militar e sim uma missa em ação de graças celebrada pelo padre Manoel Ferreira dos Santos, pároco da comunidade Nova Cabrália, que celebrou a missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida também em Cabrália.

soldado-015

A celebração iniciou com a leitura de um texto homenageando os soldados presentes e a todos os soldados brasileiros. Durante a celebração em seu sermão o padre enalteceu e homenageou a corporação da Polícia Militar e todas as categorias de soldados da PM e das Forças Armadas.

soldado-067

No final, todos cantaram o hino Nacional. Entre os homenageados estavam: Coronel Serpa(representando o 8º Batalhão que tem o comando das três cidades da Costa do Descobrimento), Dra. Eva(delegada substituta da Policia Federal), Investigador Vitor Hugo dos Santos(representando a Policia Civil). Entre as autoridades civis estavam: O vice-prefeito de Cabrália Alexandre Leite(representando o prefeito Jorge Pontes), a prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira, acompanhada do seu esposo Robério Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores de Cabrália Luciano Monteiro, juntamente com o vereador Evaí Fonsêca, líder do governo na Câmara Municipal de Porto Seguro.

soldado-073

O vice-prefeito Alexandre Leite, em nome do prefeito Jorge Pontes, parabenizou a cada um de forma muito especial e individualizada pelo dia do soldado, e desejou que o Senhor Deus, Todo Poderoso, continue a iluminar e proteger com suas bênçãos sem medida.
A você militar da costa do descobrimento, do soldado mais moderno ao coronel mais antigo, obrigado pela sua fiel contribuição em tornar possível o convívio social de forma harmônica e pacífica e pela presteza com a qual tem desenvolvido seu trabalho.

Ressalto que sem você, sem seu inestimável sacerdócio, nossa Polícia Militar e civil não existiria, não seria essas Instituições tão respeitada e a sociedade já teria sucumbido ao crime e à desordem. Continue nessa gratificante luta e conte sempre com este município.

soldado-078

A prefeita de Porto Seguro Claudia Oliveira em suas palavras disse: “Me alegra a oportunidade de estar aqui hoje nessa homenagem a todos os soldados que fazem parte do Exército pelo seu grandioso dia e em especial aos que desempenham as suas atividades em solo deste três munícipio que compõe a costa do descobrimento. Porque soldados são todos aqueles que integram as fileiras do Exército e para sempre, independente da patente que ostentam em suas fardas”, destacou a prefeita.

soldado-096

O tenente-coronel Valter Serpa comandante da 8ª Batalhão da PM disse se sentir emocionado. “Quero agradecer a paróquia de Nossa Senhora Aparecida na pessoa do padre Manoel, por ter nos prestado esta homenagem pelo dia do soldado, 25 de agosto que de maneira em geral é comemorado em prol do soldado do Exército. Mas todo aquele que exercer atividade militar de servidor, acaba comemorando como é o caso aqui hoje, que juntamente com policia civil, federal, policiais e oficiais, recebendo as bênçãos da comunidade de Santa Cruz Cabrália que nesta manhã reverenciou e enalteceu o trabalho do soldado que está trabalhando no dia a dia para proteger o cidadão, é um dia de alegria para todos nós e com certeza temos muito a agradecer a comunidade por esta homenagem”, disse o tenente-coronel.

soldado-038

O padre Manoel falou sobre a realização da missa. “Um dos interesses que nós temos é resgatar a cultura brasileira, o soldado militar convive conosco na sociedade civil, percebemos que os anos se passam e ninguém presta uma homenagem ou reza por esta classe que trabalha em benefício da população e as vezes temos uma imagem muito distorcida. O objetivo nosso foi primeiro celebrar louvar a Deus por este dia do soldado e segundo prestar uma homenagem cristã à estas pessoas homens e mulheres que nos prestam um serviço muito peculiar de segurança, colocando as suas vidas em risco, com salários baixos etc. Queremos dizer para eles que estamos do lado deles e sabemos o valor que esta categoria tem para a nossa sociedade”, concluiu padre Manoel.

A comemoração terminou com um delicioso café da manhã, foi um momento de conhecimento e de contato com outros soldados e a comunidade presente, podendo assim conversar e trocar informações sobre a função e de outros interesse.