data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Belmonte completará 123 anos e os belmontenses já comemoram as vitórias da nova administração.

belmonteA Prefeita de Belmonte Alice Maria, esta trabalhando duro para concluir várias obras que estão em andamento por todo o município, incluindo a sede e distritos, para entregar à população durante as festividades de emancipação politica do município que completa 123 anos no dia 23 de maio. A prefeita preparando grandes obras, mas também, as festividades cívicas, e a grande festa de Louvor, no distrito de Barrolândia.

 

 Historicamente Belmonte é considerada um dos municípios mais velhos da região, mantendo intacta a beleza arquitetônica da cidade, com suas ruas largas, bem planejadas, com casarios históricos e raros. Além é claro da bela paisagem cortada pelo rio Jequitinhonha e as praias do mar moreno.

Nesses quinzes meses de mandato a prefeita conseguiu fazer ações importantes, que estão obtendo a aprovação da população e do servidor municipal. Cautelosa nos gastos públicos Alice está dando uma nova roupagem á Prefeitura, principalmente no trato com o erário público.

Mesmo com a arrecadação pequena, o município trabalha em várias frentes, a começar pela Educação, onde nesse pouco tempo de governo conseguiu reformar praticamente todas as escolas municipais, na sede e nos distritos. Ainda dentro desse setor fez avanços importantes como: a Jornada Pedagógica, mutirão de matricula, Conferência do Meio Ambiente, Torneio Estudantil de Esporte, exames de acuidade visual, e várias outras atividades, tanto em prol do alunado, bem como, do professorado. Além da aquisição de um veiculo Topic.

Na parte estrutural, Alice reformou quase todas as escolas, dotando-as de um complexo sistema educacional de fazer inveja a muitas cidades. No campo da infra-estrutura a prefeita, esta trabalhando em obras de pavimentação no centro da cidade; praça em Mogiquiçaba; creche em Boca do Córrego, estrada da beira do rio, construção de 50 casas do programa “Minha Casa Minha Vida” Posto de Saúde, Hospital e creche em Barrolândia. Além da reforma da sede da Secretaria de Saúde do Município.

 

Este ano, o ponto alto dos eventos foi a realização do Belmonte Folia, um dos mais belos e movimentados carnavais da historia de Belmonte. Mas além de festas a atual administração também aposta na produção do município reformando as estradas vicinais. Temos como exemplo a estrada do Rio Jequitinhonha que interliga o povoado de Boca do Córrego à Barrolandia, atendo com isso, aproximadamente 50 fazendas que precisam escoar as suas produções para os pontos consumidores. Em alguns lugares as máquinas estão trabalhando em conjunto (patrol, retroescavadeira e caçamba). Atualmente estão sendo feitos trabalhos de patrolamento e cascalhamento na estrada, pois grande parte tem problemas na época das chuvas onde as águas não tinham para onde escoar. Agora esse problema está praticamente resolvido, porque quando chovia em alguns trecho da estrada ficava cheia de água impedindo os carros de passarem, além do atoleiro que se formava.

prefeita_estradaO trabalho da Prefeitura tem deixado a estrada com excelente qualidade, melhorando o trânsito, recuperando defeitos e invasão do mato em algumas áreas. “Hoje a realidade é outra nesta estrada de nosso município. Todas estas conquistas são fruto da preocupação da Prefeita Alice e do empenho de toda a equipe da Secretaria de Agricultura para melhorar a vida do homem do campo”, contou Evaristo morador da beira do rio.

E ainda não parou por aí. Mas obras estão previstas para esse ano como: Recuperação do Estádio Orlandão 70, recuperação do Campo da Moça Bonita, Construção do Posto de Sáude do São Benedito, Construção do Centro de Referencia em Ação Social dos bairros Bom Jardim e São Benedito, entre outras. Ao todo são 19 obras previstas para esse ano e já com recursos previstos para começarem o mais rápido possível. Com todas essas obras saindo do papel a nova administração está mostrando aos belmontenses que a cidade está mudando e que a Prefeitura Municipal hoje tem outra mentalidade onde não se basta só pagar em dia ou contratar, e sim, investir na estrutura da cidade há muito tempo abandonada por outras administrações.

Outro ponto positivo que a administração da Prefeita Alice Maria se empenhou foi na valorização do funcionário público através dos concursos promovidos pela Prefeitura Municipal de Belmonte que ocorreram com a maior transparência possível beneficiando os candidatos que estudaram e estavam realmente preparados para os devidos cargos. A prova disso é que nos certames nenhum candidato até o momento precisou ingressar na justiça no intuito de ter os seus direitos assegurados. Fato acontecido em outras gestões onde foi preciso o gestor da época firmar um Termo de Ajuste de Conduta para que o Ministério Público Estadual e a justiça não anulassem um concurso que foi alvo de inúmeras polêmicas e reclamações por parte dos candidatos. “Nosso objetivo é dar dignidade para o povo belmontense. Queremos incentivar o povo a lutar por suas conquistas dando condições de igualdade para todos.” – Comentou a Prefeita.

prefeita_julioAinda pegando o gancho acima, sabemos que nem só de empregos de Prefeitura vive uma cidade. Portanto temos que ressaltar a luta da atual administração para preservar os empregos junto à segunda maior empregadora do município. Estamos falando dos trabalhadores belmontenses lotados na empresa Veracel Celulose que estavam sendo demitidos da JSL Logística, empresa terceirizada que faz o transporte da celulose da fábrica para o Terminal Marítimo de Belmonte. Os funcionários pediram ajuda à prefeita depois de 26 servidores perderem os seus empregos para funcionários de Eunápolis vindo de outros setores extintos da JSL Logistica, sendo que, a empresa ainda pretendia demitir mais 29 trabalhadores belmontenses causando um grande acréscimo nos índices de desempregados na cidade. Para isso a Prefeita Alice Maria participou de reuniões juntamente com funcionários, membros da empresa e vereadores para lutar pelos direitos desses pais de família demitidos injustamente. Mostrando que a sua administração está atenta e não aceita mais que Belmonte seja prejudicada para o benefício da cidade de Eunápolis como acontecia em outras gestões. “Chega de Belmonte perder para Eunápolis. Não aceitaremos mais que sejamos prejudicados por causa da cidade vizinha que ficou com nosso território e agora quer os nossos empregos.” Comentou à nossa reportagem visivelmente revoltada com a situação.

Muitos problemas ainda existem na cidade e existem áreas que ainda não foram solucionadas pela a atual gestão e que precisam de uma atuação urgente da mesma para que se chegue a uma solução definitiva. Mas, comparando com outras administrações, podemos ver muitas diferenças e muitos progressos alcançados em apenas 15 meses de governo.