data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 10 anos | Imprimir Imprimir
Moradores acusam a EMBASA de estar jogando esgoto sem tratamento no Rio Jequitinhonha.

IMG-20140405-WA0027No último sábado (05/04), nossa redação recebeu uma denúncia onde constava que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA) estaria jogando esgoto doméstico diretamente no Rio Jequitinhonha sem nenhum tratamento usando os canos de escoamento das águas das chuvas para esse fim.

De posse das informações, nossa equipe se dirigiu ao local citado que fica próximo ao Restaurante Taberna. Chegando lá constatamos um cheiro forte característico de esgoto e pegamos informações com os moradores. Dr. Fábio, proprietário do Restaurante Taberna, informou à nossa equipe que isso já tem um tempo que está acontecendo e que tinha dias que a situação ficava pior. O mesmo ainda revelou à nossa equipe que o mau cheiro tem espantado a sua clientela que costuma ficar à beira do Rio Jequitinhonha observando o espetáculo do pôr-do-sol. “Não posso mais oferecer essa opção para os meus clientes por causa desse fedor. Já participei o fato à prefeitura e estou pensando em ir ao Ministério Público para ter uma resolução desse problema.” – Comentou Dr. Fábio visivelmente irritado.

IMG-20140405-WA0029Nesta quarta-feira (09/04) estivemos na Prefeitura Municipal de Belmonte e fomos recebidos pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, o Sr. Carlos Simões. O secretário informou à nossa equipe que foi ao local e constatou o que estava acontecendo e que já tinha avisado a EMBASA para fazer uma vistoria na rede de esgoto. O mesmo ainda informou que a Secretaria de Infraestrutura já estava tomando as providências necessárias para que se chegasse a uma solução para esse problema tão grave.

Nesta quinta-feira (10/04), entramos em contato com o escritório da EMBASA e conseguimos conversar com o Sr. José Silva, gerente responsável pela área de Belmonte. O Sr. José nos informou que tomou conhecimento da situação e prontamente providenciou uma vistoria da rede de esgoto na região citada. Segundo o mesmo, foi detectado realmente um vazamento da rede de esgoto que no mesmo momento foi resolvido. Os técnicos da empresa então descobriram que o mau cheiro continuava, fazendo uma vistoria mais detalhada, foram detectadas ligações clandestinas de algumas residências que desembocava na rede pluvial de águas. “Os problemas de responsabilidade da EMBASA já foram resolvidos. Agora cabe à Prefeitura Municipal de Belmonte notificar os donos das residências para que eles passem a usar a rede de esgoto da empresa. A EMBASA tem cumprido com suas responsabilidades e diariamente fazemos vistorias em nossa rede em busca de vazamentos e damos a maior atenção a todas as reclamações dos nossos clientes para que os problemas sejam resolvidos rapidamente.” – Informou o Sr. José Silva à nossa equipe.

IMG-20140405-WA0031O Sr. José Silva ainda nos informou que 80% dos problemas com esgoto são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belmonte e da falta de consciência das pessoas. Segundo ele, as ruas alagam por causa dos bueiros entupidos que são de responsabilidade da Prefeitura e os moradores, com medo das águas invadirem as suas casas, abrem as tampas das galerias de esgoto para escoarem as águas. Só que, segundo o gerente, a rede da EMBASA não foi projetada para esse volume de águas que trazem também junto terra, pedaços de madeira, lixo e toda sorte de materiais. Tal situação deixa a rede em colapso ocasionando vazamentos. Ele também informou que outra situação que causa problemas são as casas e alguns restaurantes que não tem caixas de gorduras, recipientes que recebem a gordura e os dejetos sólidos que saem das pias das cozinhas. Sem esses recipientes os dejetos e a gordura vão direto para a rede de esgoto entupindo-a e causando vários transtornos para a comunidade. As residências e os estabelecimentos já foram avisados pela empresa, mas continuam sem tomar as providências necessárias.

Nossa equipe voltará ao local nesta sexta-feira (11/04), para saber se o problema já foi resolvido e continuaremos acompanhando o caso até a resolução definitiva do problema.