data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Belmonte busca alternativas para diminuir o impacto da proibição da extração do Guaiamum.

A partir do próximo dia 30 de abril estará proibida a comercialização de 475 espécies de peixes e invertebrados aquáticos ameaçados de extinção, dentre eles, a iguaria que virou o cartão de visitas da cidade de Belmonte que é o guaiamum. A determinação vem da portaria Nº 395 de 1º de Setembro de 2016 do Ministério do Meio Ambiente.

8f6b79fe-c8ea-4cde-8e94-1f6fc1c8a84f

Francisco Lopes, Secretário de Agricultura e Pesca de Belmonte. Foto: Radar 64

O fato vem causando preocupação nas autoridades municipais de Belmonte e Canavieiras, já que, a medida significa um impacto financeiro muito grande para a região. Nossa equipe conversou com o Sr. Francisco Lopes, Secretário de Agricultura e Pesca de Belmonte, e ele estima que cerca de 500 famílias vivem da extração do crustáceo na região dos dois municípios. Ele ainda afirma que além dos catadores ainda tem toda uma cadeia de produção que envolve os criadores e os donos de restaurantes. “Para se ter uma ideia, as pessoas vem de outras cidades para visitar Belmonte e provar do guaiamum que é o carro-chefe da nossa culinária. A nossa preocupação é a situação em que vai ficar todas essas pessoas que dependem dessa atividade.” – Comentou o Secretário.

Matéria veiculada pela TV Santa Cruz sobre a Proibição da extração do Guaiamum.

Clique na imagem e veja a matéria veiculada pela TV Santa Cruz sobre a Proibição da extração do Guaiamum.

O Secretário ainda colocou que a Prefeitura de Belmonte não é contra a preservação da espécie e que o problema é que essa decisão foi tomada com base na situação de outras regiões em que o Guaiamum realmente se encontra em perigo de desaparecer. No caso de Belmonte e Canavieiras Francisco explicou que a realidade é diferente, já que, existe uma área de preservação e que nas duas cidades o risco de extinção não acontece.

Francisco ainda revelou à nossa reportagem que a Prefeitura Municipal de Belmonte está em contato com representantes do setor pesqueiro da região e busca reunir forças para acelerar a aprovação de uma Instrução Normativa que libere a captura do Guaiamum até o começo de junho de 2019. Segundo o Secretário, já houve reuniões entre representantes do setor pesqueiro e os Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura onde foi criada uma minuta que baseará os termos da Instrução Normativa. “A intenção dessa Instrução é dar tempo para que o Governo crie normas para a extração do Guiamum como já acontece na situação de outras espécies como o camarão. Inclusive nessas reuniões já foram definidos o período do defeso do Guaiamum.” – Informou Francisco.

janivalhoje_00118

Prefeito Janival Borges em conversa com o Sr. Antônio Laborda, Gerente Executivo da Bahia Pesca, com o objetivo de realizar estudos para a implantação da cultura de Criação de Ostras em Belmonte.

O Secretário destacou que até o momento nenhum representante do IBAMA ou ICMBio esteve no município para conversar com as famílias que serão atingidas com a proibição. O mesmo ainda informou que a Prefeitura de Belmonte também vem buscando outras alternativas para diminuir o impacto econômico e criar outra forma de renda para as pessoas afetadas. “O Prefeito Janival Borges está buscando a instalação de outras atividades que podem substituir a cultura da extração do Guaiamum. Uma delas é a criação de ostras que promete ser uma alternativa promissora para o município, já que, estudos comprovam que Belmonte tem um grande potencial para a atividade. Para isso, estamos em contato com a Bahia Pesca e estamos nos preparando para implantação dessa cultura. O nosso objetivo é criar condições de trabalho para garantir o sustento dessas famílias. “ – Complementou Francisco.