data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 7 anos | Imprimir Imprimir
Comissão de Festas realiza reunião com Grupos de Boi Duro em Belmonte.

A Comissão de Organização de Festas Populares nomeada pela futura gestão do Prefeito Eleito Jânio Natal realizou mais uma reunião nessa sexta-feira (02/12). Dessa vez o objetivo foi tratar da organização dos festejos em homenagem à São Sebastião, bem como, criar alternativas de segurança para a situação dos grupos de Boi Duro da cidade.

equipe_transicaoboiduro00001

Tenente Lago, comandante do policiamento em Belmonte e um dos convidados para reunião, comentou que a Policia Militar teve problemas no ano passado com os homens mascarados que participam do Boi Duro e são denominados de “Vaqueiros”. Segundo ele,  alguns meliantes aproveitaram o anonimato das máscaras para cometer diversos delitos durante a festa. Os responsáveis pelo Boi Duro informaram que as máscaras são uma tradição e que a eliminação das mesmas acabariam descaracterizando um velho costume da cidade. Diante do exposto ficou decidido então que os responsáveis pelo Boi Duro deverão fazer um cadastro prévio das pessoas que irão participar e que os “Vaqueiros” poderão andar mascarados, mas serão identificados através de um crachá que os mesmos irão ser obrigados a portar durante a apresentação. Os responsáveis pelos grupos de Boi Duro efetuarão o cadastramento na Polícia Militar ou na Secretaria Municipal de Cultura.

Ainda ficou decidido que as apresentações deverão ser realizadas até as 23:00Hrs e que os grupos de Boi Duro adotarão cores para diferenciar e identificar os mesmos. Ainda ficou definido na reunião que os grupos deverão se cadastrar no período de 02/01/2017 á 06/01/2017 e que os responsáveis. no ato do cadastramento, deverão informar o nome do boi e cores que identificam, bem como, o nome e documento de identificação dos participantes acompanhados da data de fundação de cada grupo.

equipe_transicaoboiduro00002

Outro ponto também tratado foi a questão da Puxada do Mastro de São Sebastião onde as apresentações em frente à Sede dos Carregadores acontecerão por ordem de chegada. Na Praça São Sebastião, logo após o levante do mastro, as apresentações acontecerão também por ordem de chegada e os grupos de Boi Duro mais antigos terão prioridade em relação aos demais.

Herculano Assis, responsável pela Comissão de Organização de Festas Populares, comentou que achou importante essa primeira interação pelo fato de que as medidas a serem tomadas visam preservar a cultura e garantir a segurança dos moradores e turistas. “Essas medidas ainda serão amadurecidas, mas é importante a participação de todos para que nossa cultura não se perca e possamos realizar uma festa linda e com muita segurança para os participantes e o público presente.” – Comentou Herculano.

Fotos: Portal do Guaiamum