data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
EM BELMONTE, A DISPUTA AGORA É PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA.

camara_belmonte

Quem pensava que o clima político em Belmonte iria arrefecer depois das eleições municipais, se enganou redondamente. O embate agora se desenha na escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores da cidade: o advogado Iedo Elias, derrotado nas eleições para prefeito, articula para colocar no cargo o seu aliado Alfredo Abcerb, policial civil e vereador eleito.

Segundo os comentários do mundo político belmontense, Iedo Elias não se conforma de ter perdido a disputa para Jânio Natal e irá lutar para eleger o Presidente da Câmara de Vereadores, como forma de se manter vivo politicamente na cidade, pois assim poderá dificultar a administração do futuro Prefeito, com relação aos projetos do executivo que precisam passar pelo crivo dos Vereadores.

Na prática, o ex-prefeito tenta montar uma arapuca pra Jânio. Se esse plano der certo, Jânio terá que negociar com ele, para conseguir o bom andamento desses projetos. Comenta-se na cidade que Iedo está, inclusive, fazendo essa articulação para conseguir uma assessoria política com Jânio e, se for preciso, poderá até usar o seu poder econômico para tentar influir no voto dos Vereadores eleitos.

De acordo com os comentários, Alfredo diz, nas rodas políticas, que é o único Vereador que tem formação escolar e condições de assumir o comando da Câmara, porque todos os outros eleitos são analfabetos.

Mas o nome de Alfredo não é bem visto pela maioria de seus colegas de legislatura. Um futuro vereador, que pediu para o seu nome não ser citado, discorda que Alfredo seja o único que reúne condições para ocupar a cadeira de presidente e afirma que existem outros nomes que têm formação acadêmica e discernimento político para ocupar a presidência da casa: “Temos nomes muito melhores do que Alfredo, e eu sou um dos Vereadores que não deixarão que a casa do povo se torne quintal de um grupo político derrotado e rancoroso que não respeita a democracia.”
E o Vereador continua: “O policial Alfredo tem melhor formação que os outros vereadores eleitos apenas como agente policial, que é a sua formação; quanto ao resto, todos os outros vereadores eleitos estão em iguais condições. Aliás, é bom que ele saiba que a sua votação foi muito baixa, diante das condições que ele teve na campanha. Como uma pessoa quer galgar o cargo de presidente, chamando seus colegas de analfabetos? Prova que ele não tem preparo para manter uma boa relação com seus colegas!”

Os correligionários do Deputado Jânio Natal, em Belmonte, informam que ele já se articula para derrubar a investida do opositor político. Acusam o advogado de estar querendo atrapalhar a administração de Jânio e perseguir o futuro Prefeito, como fez com a atual prefeita, Alice Britto. “Ele não sabe perder e tenta controlar a cidade como se fosse um dos antigos coronéis do cacau, mas não vamos deixar que isso aconteça. Vencemos Iedo e seu grupo nas urnas e venceremos de novo, na escolha do Presidente da Câmara!”, afirmou um dos interessados na eleição do presidente da Câmara, abordado por nossa reportagem.

Jânio Natal não quis comentar sobre o caso; disse,  apenas, que na hora oportuna se pronunciará sobre a questão.