data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Iêdo Elias e Flavielle podem ter candidaturas caçadas por Abuso de Poder Econômico em Belmonte.

O ex-prefeito e atual candidato ao cargo Iêdo Elias está na mira da justiça e está passando por uma Ação de Investigação da Justiça Eleitoral para identificar o crime de Abuso de Poder Econômico denunciado pela Coligação da sua adversária e também candidata Alice Britto.

iedosbelmonte00021

A coligação de Alice acusa o ex-prefeito e seu vice de aparecem em vários eventos de campanha distribuindo brindes, cervejas e camisetas padronizadas entre eleitores do município de Belmonte. A acusação consta que o ex-prefeito e seu vice teriam patrocinado a confecção de camisas padronizadas na cor verde e copos da mesma cor com o nº 11 que será o número de urna do candidato. Nos copos ainda constam a inscrição “Com 11 somos + fortes!” o que, segundo a acusação, caracteriza um brinde visando apelo explicito ao voto do eleitor.

mosaico_acaoiedo2

A ação ainda consta fotos do perfil de uma eleitora do ex-prefeito ostentando os copos citados e cervejas que teriam sido distribuídas pelo candidato Iêdo Elias com a seguinte expressão: com o 11 não tem miseriaaaaaaa!!! #11neles.” A acusação ainda denuncia que a conduta do candidato mostra o total desrespeito à Legislação Eleitoral, já que, tudo é mostrado de forma escancarada nas redes sociais e nos jornais online da cidade.

vice_acao

Padronização de camisas e distribuição de copos como brindes de campanha, segundo acusação.

A coligação de Alice ainda chama a atenção da Justiça Eleitoral para o fato de que o candidato Iêdo Elias não apresentou a prestação de contas parcial da sua campanha, como é exigido pela Lei Eleitoral, que teria que ser entregue até o último dia 13/09 mostrando mais uma vez, segundo a peça de acusação, o descaso que o mesmo tem com a Legislação.“Fatos estes a corroborar a convicção de que, os mesmos, além de abusarem do poder econômico, ainda pretendem subsidiar tais gastos abusivos por meio de “caixa dois”, vez que, não cumpriram a imperativa obrigação contida no art. 43 § 4º da Resolução TSE 23 463.” – Concluiu a acusação.

A Justiça Eleitoral de Belmonte já acolheu as denúncias, enviou vistas ao Ministério Público e já expediu mandados para que o candidato Iêdo Elias e seu Vice apresentem a defesa. Se comprovado o fato, o ex-prefeito poderá ter seu registro de candidatura impugnado e ficará fora da corrida eleitoral.

passeatadeiedo00046

Não é a primeira vez que o candidato Iêdo Elias é acusado de Abuso de Poder Econômico em Campanhas. Na campanha de 2008 Iêdo, que na época disputava o seu segundo mandato e estava à frente da Prefeitura Municipal de Belmonte, foi acusado pelo grupo político do seu adversário Janival Andrade de ter usado recursos públicos da Prefeitura para vencer o pleito. Na época Iêdo foi acusado de distribuir lajotas e cimento em Barrolândia, usar combustível pago com recursos públicos e inchar a folha de pagamento com excessos de contrato de trabalho. A briga judicial se estendeu por dois anos, passou por inquérito da Polícia Federal e não se chegou a uma resolução sobre a culpa do acusado.

Correligionários da candidata Alice Britto acreditam que a Justiça Eleitoral deverá punir Iêdo Elias face às provas robustas, já que, a mesma se mostrou irredutível no caso de Albervan Nunes. Enquanto não se chega a uma resolução a política belmontense segue com os seus embates e batalhas até o próximo dia 02/10.