data Categoria: Entreterimento |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Grande evento marca o Dia 18 de Maio em Belmonte, Stª Maria Eterna, Barrolandia e Boca do Córrego.

Na última semana aconteceu em Belmonte e nos distritos Barrolândia, Santa Maria Eterna e Boca do Córrego a celebração em homenagem ao 18 de maio, dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido pelo CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Belmonte.

abusodacrianca00032

As atividades iniciaram-se com panfletagem e debate sobre o tema com o público. Na sequência houveuma apresentação teatral feita pelos próprios profissionais da equipe CREAS que deram um show de dramatização comovendo a todos. O evento ainda contou com a apresentação musical do coral formado pelos alunos da Escola Isaunília Brito de Melo, de Mogiquiçaba. Também foram apresentados cartazes, brincadeiras e distribuição de pipocas e doces para a criançada.

abusodacrianca00041

A equipe CREAS espera ter atingido o objetivo proposto no que tange a prevenção, vigilância, proteção e promoção dos direitos da Criança e do Adolescente. “O evento pregou a erradicação, o combate à Violência Sexual contra criança e adolescente e o fortalecimento da vigilância sócio assistencial na prevenção do abuso e exploração sexual. Esperamos que o objetivo de conscientização da comunidade tenha sido alcançado por esse lindo trabalho. ” – Comentou Alba, uma das organizadoras do evento.

mosaico_18demaio

Para quem não sabe o dia 18 de maio foi escolhido em memória da menina Araceli Sanches que foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo na mesma data em 1973. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída então como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O “Caso Araceli”, ficou conhecido a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

abusodacrianca00008

Na oportunidade o CREAS agradeceu a toda equipe responsável pela execução do Evento; o apoio da Prefeitura Municipal de Belmonte, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Educação; o apoio da equipe CRAS de Belmonte e de Barrolândia;  Moisés Guimarães Conceição (responsável pela preparação dos atores), Conselho Tutelar de Belmonte e Barrolândia; CMDCA; Vereador Alvino Matos;Dinho Santos; todas as pessoas  da Sede, Barrolândia, Santa Maria e B. do Córrego que colaboraram para a realização do  evento; aos Comerciantes e todos os que se envolveram direto e indiretamente e a participação das Escolas e de toda comunidade.