data Categoria: Notícias |  data Postado por redacao há 8 anos | Imprimir Imprimir
Belmonte não cancelará Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Campanha_de_vacinacao

Vários municípios baianos, incluindo a capital Salvador, anunciaram o cancelamento do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que seria realizado nesse sábado (30/04). A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) informou que o motivo seria a falta de doses da vacina para atender a demanda de todos os municípios. O Núcleo Regional de Saúde informou que o laboratório responsável pela produção das vacinas não está conseguindo produzir doses em número suficiente e que os estoques não atenderiam a demanda dos estados e municípios.

Segundo informações até o final da tarde desta quarta-feira (27), 91 municípios baianos não aplicaram uma dose sequer da vacina contra o vírus da Influenza, o H1N1. A notificação é necessária para que o Ministério da Saúde identifique a necessidade de enviar ou não novos lotes da vacina. O procedimento é realizado todos os anos, mas tornou-se mais importante devido à intensa procura nos postos de saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) distribuiu 1,6 milhão de doses da substância, suficiente para atender a cerca de 50% do público-alvo da campanha. Até então foram aplicadas 624.047 doses.

No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Belmonte resolveu manter a campanha. Segundo a Srª Wadla, gestora da pasta, o Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-BA) enviou um informe compreendendo as peculiaridade  de cada município e informou que fica a critério de cada gestor municipal decidir sobre a realização, ou não, do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Diante do fato, a Secretaria de Saúde fez um estudo sobre os estoques existentes no município e chegou à conclusão de que não havia a necessidade de cancelamento da campanha em Belmonte. “O dia Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe está mantido em Belmonte para esse sábado (30/04) e as equipes de vacinação estarão disponíveis para atender todo o público alvo. ” – Comentou Wadla.

Todas as pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e indígenas a partir de 6 meses devem se vacinar. O público citado deve se dirigir aos Postos de Vacinação espalhados por todo o município que funcionarão no período da manhã.